Banca de DEFESA: ROSANA CURVELO DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROSANA CURVELO DE SOUZA
DATA : 30/01/2024
HORA: 15:30
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA (link a ser informado no Forum do Sigaa)
TÍTULO:

Desenvolvimento de competências argumentativas na formação de administradores: um framework do ensino-aprendizagem de retórica


PALAVRAS-CHAVES:
Retórica; Discurso; Desenvolvimento de Competências; Argumentação; Curso de Administração.

PÁGINAS: 140
RESUMO:

Por meio do discurso, administradores procuram moldar ou influenciar a construção da realidade para tornar os ambientes em que atuam favoráveis à sua presença e das suas organizações. Tendo em vista o prazo das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), até 2024, para que os cursos de graduação em Administração viabilizem o desenvolvimento da competência em comunicar-se de forma eficaz, o objetivo desta tese é propor um framework do ensino-aprendizagem de retórica – arte e técnica de persuadir pelo discurso – na formação de administradores. O processo investigativo foi estruturado em três etapas interligadas, sendo a primeira para interpretar e compreender as orientações presentes nas DCN que se relacionam com retórica. As percepções da coleta e análise documental foram esquematizadas em uma matriz reunindo explicações conceituais e efeitos desejados na aprendizagem, que foi, na etapa seguinte, integrada aos resultados provenientes de uma revisão de literatura que identificou a incidência da aprendizagem de retórica nos cursos superiores em bases de dados científicas. Os dados, analisados por meio de análise temática e organizados por dimensões ambiental (conteúdos, conhecimentos, currículo, dinâmicas sociais) e individual (competências, habilidades, atitudes), subsidiaram a composição de um framework teórico das características relacionadas ao ensino-aprendizagem de retórica para o curso de graduação em Administração. No terceiro momento, como um exemplo de aplicação do framework para beneficiar pesquisas de aprofundamento da investigação acerca do tema, procedeu-se à instrumentalização das categorias em questionários para coleta e análise temática de dados em pesquisa de campo aplicada junto a uma amostra de docentes em formação na área de Administração. O acréscimo de dados primários forneceu fatores percebidos de domínio da subjetividade individual e de estratégias éticas, emocionais e racionais na argumentação em sala de aula. Como contribuição teórica, o estudo fornece uma definição funcional de aprendizagem de retórica sob o ângulo do ensino de Administração, representada pelo framework que contribui metodologicamente para estudos futuros e sinaliza oportunidades para a formação de administradores que não apontem a comunicação como um de seus principais problemas, evidenciando também uma contribuição prática e social.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALEX PAUBEL JUNGER - UNICSUL
Externo à Instituição - ANDERSON TIAGO PEIXOTO GONÇALVES - UFPE
Externa ao Programa - 1324092 - ERICA DAYANE CHAVES CAVALCANTE - nullInterna - 1372521 - MARIA VALERIA PEREIRA DE ARAUJO
Presidente - 2859852 - MAX LEANDRO DE ARAUJO BRITO
Notícia cadastrada em: 08/01/2024 11:40
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