Banca de QUALIFICAÇÃO: ROMOALDO MARROQUE TORRES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROMOALDO MARROQUE TORRES
DATA : 22/12/2023
HORA: 13:00
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA (link a ser publicado no Forum do Sigaa)
TÍTULO:

Popularização da Ciência no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE): Tecnologias Sociais e Educacionais na Curricularização da Educação Alimentar e Nutricional (EAN).


PALAVRAS-CHAVES:

Popularização da Ciência; PNAE; EAN; Políticas Públicas; Escolas do Campo; Tecnologias Sociais.


PÁGINAS: 81
RESUMO:

A Lei nº 11.947/2009 estabelece que, no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), pelo menos 30% dos recursos financeiros devem ser destinados à aquisição de alimentos provenientes da agricultura familiar. Além disso, estabelece a curricularização da Educação Alimentar e Nutricional (EAN) como componente do processo de ensino-aprendizagem. Todavia, a inclusão da EAN no currículo escolar tem recebido menos atenção governamental do que a exigência do percentual mínimo de compras. Diante dessa evidência, a tese tem como objetivo analisar um requisito específico de uma política pública, o PNAE, no contexto da popularização da ciência. Trata-se da curricularização da EAN (art. 2º. da supracitada Lei) no sistema público de educação básica. A revisão sistemática da literatura revelou lacuna significativa quanto à abordagem da curricularização da EAN, indicando que o requisito estabelecido pelo Art. 2º. § II da Lei não é atendido. Essa constatação ressalta a relevância e a necessidade de se investigar a implementação de tal requisito com base em elementos que influenciam sucesso e fracasso. A pesquisa adota abordagem de pesquisa-ação, envolvendo grupos focais e entrevista com pais de alunos, gestores e docentes de duas escolas que têm buscado curricularizar a EAN nos últimos dois anos. Tal abordagem permitirá compreender avanços e desafios associados a essa iniciativa e o mapeamento de tecnologias sociais e educacionais utilizadas no fomento à inclusão da educação alimentar e nutricional na prática pedagógica. Serão identificadas conquistas e barreiras enfrentadas mediadas por infraestrutura, resistências institucionais e limitações de recursos didáticos-pedagógicos. A análise desses aspectos contribuirá para a compreensão de desafios atinente à implementação da política pública de alimentação escolar. Os resultados fornecerão subsídios técnicos e práticos para a Administração Pública (comprador), sistema educacional (consumidor) e agricultura familiar (fornecedor). A pesquisa pauta-se em popularização da ciência, explorando implicações na curricularização da EAN como estratégia de democratização do conhecimento científico. Por meio de pesquisa-ação, advirão contribuições à compreensão e ao aprimoramento da política pública de alimentação escolar (interesse prático) pela concepção de proposta (interesse técnico) para o cumprimento do supracitado requisito legal.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1753455 - DINARA LESLYE MACEDO E SILVA CALAZANS
Externo à Instituição - GUILHERME SMANIOTTO TRES
Presidente - 1169358 - WASHINGTON JOSE DE SOUSA
Notícia cadastrada em: 12/12/2023 10:25
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao