Banca de QUALIFICAÇÃO: LEANDRO APARECIDO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LEANDRO APARECIDO DA SILVA
DATA : 28/11/2023
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA (link a ser publicado no Forum do Sigaa)
COMPREENDENDO OS DESAFIOS DA EXPANSÃO INTERNACIONAL EM ORGANIZAÇÕES DE RÁPIDO CRESCIMENTO: UMA ANÁLISE DOS FATORES DE INFLUÊNCIA ATRAVÉS DA PERCEPÇÃO DE GESTORES, CONSIDERANDO A LOCALIDADE, O GÊNERO E O TAMANHO DA ORGANIZAÇÃO, UTILIZANDO O MÉTODO DE REDES BAYESIANAS

Organizações de rápido crescimento. Expansão internacional. Redes Bayesianas.

As empresas de rápido crescimento estimulam a inovação em diferentes regiões, pois utilizam tecnologias emergentes capazes de desenvolver novos modelos de negócios. Países desenvolvidos, bem como países emergentes, adotaram ativamente políticas que incentivam empresas de rápido crescimento como forma de colaborar com o desenvolvimento econômico. Muitas dessas organizações buscam expandir os seus negócios internacionalmente. A expansão internacional oferece às organizações oportunidades valiosas de crescimento. Estratégias de expansão internacional são influenciadas por fatores como traços de personalidade e percepções dos CEOs e fundadores. O estudo busca responder à seguinte questão: “Quais são os fatores que influenciam as mudanças nas escolhas estratégicas de expansão internacional de organizações de rápido crescimento, considerando a percepção dos gestores frente a localização da empresa, o gênero do gestor, e o quantitativo de funcionários que esse gere?” O principal objetivo da pesquisa é analisar os fatores que influenciam as mudanças nas escolhas da estratégia de expansão internacional de organizações de rápido crescimento, considerando a percepção dos gestores tanto em relação a localidade, quanto ao seu gênero, como ao número de funcionários, utilizando o método de Redes Bayesianas. Para o alcance do objetivo geral, demandaram-se os seguintes objetivos específicos: Identificar os fatores que influenciam as mudanças nas escolhas da estratégia de expansão internacional de organizações de rápido crescimento, de acordo com a região avaliada, utilizando o método de Redes Bayesianas;  Analisar os fatores que influenciam o processo de tomada de decisão relativo à estratégia de expansão internacional de organizações em rápido crescimento, considerando a percepção dos gestores com base no seu gênero, utilizando o método de Redes Bayesianas; e Examinar os fatores de influência que impactam a tomada de decisão na expansão internacional de empresas em rápido crescimento, considerando a perspectiva dos gestores, conforme o quantitativo da equipe, através da aplicação do método de Redes Bayesianas. A amostra da pesquisa consistiu em empresas de rápido crescimento localizadas em Amsterdã, Berlim, Londres, Nova York e Paris. Foram utilizadas nas análises o método de Redes Bayesianas. Podem ser inferidas diferenças no estilo de gestão entre os gêneros. Os gestores do sexo masculino são significativamente influenciados pelo crescimento através de aquisições e planejamento Pré IPO, com um impacto positivo. Em contraste, as gestoras mostram menos influência neste quesito. Embora a rede utilize equações matemáticas probabilísticas em seu arcabouço de parametrização, foi possível observar visualmente o modelo implementado.

Interno - 349782 - AFRANIO GALDINO DE ARAUJO
Interna - 1753455 - DINARA LESLYE MACEDO E SILVA CALAZANS
Externo ao Programa - 1696802 - JOSUÉ VITOR DE MEDEIROS JÚNIOR - UFRN
Notícia cadastrada em: 23/11/2023 17:31