Banca de DEFESA: TEREZA RAQUEL DA SILVA DANTAS

DISCENTE : TEREZA RAQUEL DA SILVA DANTAS
DATA : 06/11/2023
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA (a ser publicado no Forum do Sigaa)

O ENSINO DA GESTÃO E O REFLEXO DO “MÃO NA MASSA”: A EXPERIÊNCIA DE ENSINO UTILIZANDO O DESIGN THINKING

Design Thinking. Aprendizagem. Metodologia de ensino.

As mudanças no cenário de gestão podem exigir a formação de profissionais que estejam preparados para lidar com o ambiente de constantes mudanças e incertezas, e que demanda o processo de ensino que vise estreitar os aspectos teóricos e práticos. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo compreender como se deu a vivência da adoção da estratégia de ensino do Design Thinking, como uma forma de aprendizagem experiencial, junto a alunos participantes da disciplina de Gestão da Inovação em um programa de mestrado profissional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa básica, com adoção de roteiro de entrevista semiestruturado e posterior análise de conteúdo (Bardin, 2016), com auxílio do software Atlas.ti. A condução da disciplina seguiu as etapas e ferramentas propostas por Vianna et al. (2012) e observou-se como resultados que a aprendizagem da disciplina, seguindo as fases de imersão, ideação e prototipação, apresentou uma perspectiva positiva, em especial quando os entrevistados citam a aproximação com o cenário real de estudo, a dinâmica de trabalho em equipe e a possível aplicabilidade da solução desenvolvida na disciplina. Na aprendizagem da disciplina se observou o alto nível de detalhamento de alguns alunos, embora dado o lapso temporal da disciplina, mas que refletiu na “memória do conteúdo” e posterior aplicação dos conceitos aprendidos na atuação profissional.

Externo à Instituição - ANDERSON TIAGO PEIXOTO GONÇALVES - UFPE
Externo ao Programa - 1696802 - JOSUÉ VITOR DE MEDEIROS JÚNIOR - nullPresidente - 1372521 - MARIA VALERIA PEREIRA DE ARAUJO
Interno - 2859852 - MAX LEANDRO DE ARAUJO BRITO
Notícia cadastrada em: 25/10/2023 16:02