Banca de DEFESA: NATALIA DOS SANTOS LUCENA NETA

DISCENTE : NATALIA DOS SANTOS LUCENA NETA
DATA : 09/10/2023
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA

Evasão discente no ensino superior: o caso da UFRN.

Evasão. Ensino superior. Aprendizado de Máquina.

O movimento de ampliação do acesso ao ensino superior vem acompanhado de uma preocupação com a permanência desses estudantes e com a obtenção de seus diplomas de graduação, tendo em vista que a evasão representa prejuízo nos mais variados aspectos. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho foi analisar a evasão de alunos do ensino superior e desenvolver um modelo preditivo do risco de evasão do aluno de graduação da UFRN. Para alcançar isto foi realizada uma pesquisa explicativa com uma abordagem quantitativa, a partir de dados disponibilizados pela Superintendência de Tecnologia da Informação desta universidade. Para o desenvolvimento do modelo foram utilizados Algoritmos de Aprendizado de Máquina Supervisionado. Como resultado, foi desenvolvido um modelo de previsão baseado em árvores que explica a evasão em relação ao cenário da UFRN em média de 77%. Observou-se, ainda, que o número de reprovações foi a variável com maior efeito na evasão, segundo o modelo selecionado.

Externo à Instituição - ANTONIO VINICIUS BARROS BARBOSA
Interno - 2864355 - ISRAEL JOSÉ DOS SANTOS FELIPE
Externo à Instituição - JORGE HENRIQUE NOROES VIANA
Presidente - 1510488 - LUCIANO MENEZES BEZERRA SAMPAIO