Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS MARTORELLI GONDIM LUZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCAS MARTORELLI GONDIM LUZ
DATA : 06/10/2023
HORA: 09:00
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA (a ser publicado no Forum do Sigaa)
TÍTULO:

ENSAIOS SOBRE EFICIÊNCIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: MODELOS COM USO DE ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)


PALAVRAS-CHAVES:

Eficiência; Atenção Primária; Análise Envoltória de Dados; Sistema Único de Saúde.


PÁGINAS: 52
RESUMO:

A Atenção Primária à Saúde (APS), como modelo assistencial, representa o ponto de partida nos sistemas de saúde, sendo tradicionalmente constituída por serviços ambulatoriais que abordam as necessidades de saúde mais prevalentes em uma comunidade específica. Desde o século XX, a APS tem evoluído, adaptando-se às distintas realidades econômicas, políticas e culturais de cada região, moldando-se às variadas influências dos intervenientes sociais. No cenário brasileiro, o Sistema Único de Saúde (SUS) é a estrutura que busca assegurar um acesso universal e gratuito a serviços de saúde de alta qualidade, fundamentando-se nos pilares da equidade, integralidade e participação da sociedade. Contudo, tal como acontece com sistemas de saúde globais, o SUS enfrenta desafios prementes, sendo a limitação de recursos financeiros um obstáculo significativo que impacta a sua capacidade de providenciar cuidados efetivos e consistentes. O crescente envelhecimento da população e a mudança nos padrões de doenças impõem uma demanda crescente por serviços de saúde, tornando imperativa a obtenção de financiamento adequado para preservar a sustentabilidade e eficácia do sistema. Diante dessas restrições financeiras, a busca pela eficiência torna-se uma prioridade, demandando uma gestão otimizada dos recursos humanos, materiais e financeiros, bem como a adoção de práticas baseadas em evidências. Uma abordagem para ampliar a abrangência e equidade na atenção primária passa pela alocação racional dos recursos, buscando maximizar a oferta de serviços enquanto se minimiza o desperdício. Este trabalho tem como objetivo fornecer evidências para aprimorar o planejamento do SUS em âmbito nacional, apresentando uma metodologia adaptada ao contexto brasileiro que possa orientar a formulação de políticas públicas pelo Ministério da Saúde. O trabalho compreende dois ensaios sobre a avaliação de eficiência na Atenção Primária. O primeiro ensaio consiste em uma revisão sistemática da literatura sobre eficiência na APS, abrangendo 47 artigos que utilizam a Análise Envoltória de Dados (DEA). Os resultados da revisão destacam que os recursos humanos e a infraestrutura são os insumos mais frequentemente associados à produção de ações e resultados em saúde. Além disso, observa-se uma tendência crescente na pesquisa de eficiência na APS, com um enfoque mais amplo em sistemas ao invés de unidades isoladas. O segundo ensaio visa analisar a eficiência da Atenção Primária no Brasil em relação à utilização e alocação de recursos de saúde. A metodologia empregada é a Análise Envoltória de Dados Dinâmica em Rede, que possibilita avaliar a eficiência dos municípios e unidades de saúde ao longo do tempo, enfatizando suas interações e oportunidades de melhoria tecnológica. O período de análise abrange os anos de 2019 a 2021, com a inclusão de municípios estratificados por porte populacional como DMUs (Unidades de Tomada de Decisão).


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2413052 - ANNE EMILIA COSTA CARVALHO
Externa à Instituição - CASSIA KELY FAVORETTO COSTA - UEM
Presidente - 1510488 - LUCIANO MENEZES BEZERRA SAMPAIO
Notícia cadastrada em: 26/09/2023 12:02
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao