AVALIAÇÃO DA CULTURA ORIENTADA A DADOS E INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIO EM NÍVEIS DE MATURIDADE NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Cultura orientada a dados, Data-driven, Tomada de decisão, Inteligência de negócio, Modelo de maturidade, Cultura organizacional
A cultura orientada a dados aliada ao uso de inteligência de negócio ajuda às organizações a conquistarem vantagem competitiva, tornando-as mais ágeis e assertivas. Apesar do interesse na associação entre cultura orientada a dados e inteligência de negócio, poucos estudos consideraram a análise de maturidade. Nesse contexto, o presente estudo tem por objetivo compreender a avaliação da cultura orientada a dados em níveis de maturidade no suporte aos processos de tomada de decisão em organizações de grande porte. Inicialmente o estudo foi apreciado e aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa. Após a aprovação, os dados foram obtidos através de entrevistas semiestruturadas com 14 gestores especialistas na área de ciência de dados de grandes empresas no Brasil escolhidos por conveniência. A análise dos dados qualitativos foi realizada por meio de hermenêutica. Como resultados, construiu-se um modelo de avaliação da cultura orientada a dados para identificação da maturidade organizacional através dos principais processos internos e atividades-chave. O modelo compreende em um conjunto de assertivas afirmativas escritas no maior nível de maturidade nas quais o respondente relaciona seu nível de concordância para cada aspecto da cultura orientada a dados avaliado (artefatos, pressupostos implícitos e crenças e valores organizacionais). O estudo conclui que a cultura orientada a dados pode ser nivelada em graus de maturidade a partir da análise de atividades-chave e dos principais processos de negócio. Por fim, como contribuições do estudo, o modelo desenvolvido serve como guia organizacional por integrar a cultura orientada a dados aliada e a inteligência de negócio, apontando caminhos para desenvolvimento da maturidade analítica.