Banca de DEFESA: JOSÉ ALEXANDRO VIANA FONSÊCA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSÉ ALEXANDRO VIANA FONSÊCA
DATA : 30/06/2023
HORA: 14:00
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO:
MODELAGEM DOS INDICADORES-CHAVE DE DESEMPENHO DO SISTEMA ESTRATÉGICO DE INFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: UMA ABORDAGEM DESIGN SCIENCE RESEARCH


PALAVRAS-CHAVES:

Universidade Aberta do Brasil; Estudos Organizacionais; Sistema Estratégico de Informação; Indicadores-chave de Desempenho; KPI; Educação a distância; Design Science Research.


PÁGINAS: 179
RESUMO:
Os Sistemas de Informação Estratégica (SIS) desempenham um papel crucial na tomada de decisões nas organizações. Os Indicadores Chave de Desempenho (KPI) são amplamente reconhecidos como fundamentais para apoiar o processo de tomada de decisão. Quando utilizados eficazmente, os KPIs podem ajudar as organizações a identificar áreas de melhoria e a abordá-las através de decisões baseadas em dados. Ao utilizar o SIS e os KPIs de forma eficaz, as organizações podem ganhar vantagem competitiva e atingir os seus objetivos estratégicos. Apesar do interesse nesta relação, poucos estudos consideraram o problema específico da utilização do KPI para aplicações de Educação a Distância em instâncias estratégicas. Esta tese propõe uma modelagem original dos principais indicadores de desempenho (KPIs) para a implementação de um sistema de informações estratégicas que forneça suporte aos processos de tomada de decisão para cursos oferecidos na modalidade de ensino a distância. Os resultados deste estudo fornecerão uma estrutura abrangente para medir esses KPIs e analisar os dados coletados para informar os processos de tomada de decisão. Os dados foram obtidos segundo o método Design Science, utilizando um formulário eletrônico (inquérito web). Na análise dos dados qualitativos e quantitativos, foi utilizado o método matemático Total Interpretive Structural Modeling (TISM) e a identificação e análise das interações entre fatores ou variáveis através da técnica MICMAC. Como resultado, o modelo inicial e seus agrupamentos formados pelos KPIs apresentaram consistência com o modelo final. De modo geral, esses resultados indicam que podem ser identificados agrupamentos de KPIs Internos e Externos da modalidade de ensino presencial e a distância, ratificando sua importância e uma forte relação entre seus elementos. Nosso estudo fornece as ferramentas para uma nova forma de os administradores obterem uma compreensão mais profunda dos fatores que impulsionam o sucesso em ambientes de ensino a distância.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149369 - ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS
Externo à Instituição - FERNANDO ANTONIO DE MELO PEREIRA
Interno - 1754953 - HIRONOBU SANO
Externo ao Programa - 1149626 - MAURO LEMUEL DE OLIVEIRA ALEXANDRE - nullExterno à Instituição - RODRIGO LINS RODRIGUES - UFPE
Notícia cadastrada em: 19/06/2023 10:45
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao