Modelagem dos principais indicadores de desempenho do sistema estratégico de informação da Educação à Distância: uma abordagem Design Science Research
Gestão Estratégica. Tomada de Decisão. Indicadores-chave de desempenho - KPI. Total Interpretive Structural Modeling - TISM. Educação a Distância.
A gestão estratégica com base em analítica de dados se faz presente cada vez mais nas instâncias decisórias de instituições de ensino superior (IES), ao mesmo tempo que se observa o contínuo crescimento de produção científica sobre esse assunto. A literatura de analítica de dados, que se refere ao sistema de informação que utiliza indicadores-chave de desempenho (KPI’s) para tomada de decisão estratégica, não oferece ainda uma abordagem consensual para IES que possuem cursos de Educação a Distância (EaD). Para endereçar essa lacuna, esta tese tem por objetivo desenvolver uma modelagem hierárquica para a gestão estratégica com base em KPI para cursos de EaD, particularmente os que são ofertados pela Universidade Aberta do Brasil (UAB). Este estudo é exploratório, de natureza aplicada, envolvendo métodos mistos, como pesquisa sistemática da literatura, análise documental e pesquisa de campo com especialistas no assunto em tela. A metodologia da pesquisa é do tipo Design Science Research (DSR) e o método de configuração dos indicadores emprega a Metodologia Total Interpretive Structural Modeling (TISM), intercalada com FUZZY-MICMAC, para extrair os inter-relacionamentos e desenvolver uma estrutura hierárquica entre os KPIs de maior relevância e influência recíproca, segundo os especialistas que participarão da pesquisa. Os resultados desse estudo poderão contribuir para que os gestores de IES públicas e coordenadores de cursos de nível superior na modalidade a distância obtenham subsídios para melhorar o planejamento e o controle de indicadores de desempenho de cursos de EaD.