Banca de DEFESA: ALEXANDRE MAGNO DA SILVA FILHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALEXANDRE MAGNO DA SILVA FILHO
DATA : 30/03/2021
HORA: 09:00
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA (https://meet.google.com/erp-hqug-auz )
TÍTULO:

ESTUDO DA REPERCUSSÃO DA ESTRATÉGIA OMNICHANNEL

EM UMA EMPRESA SUPERMERCADISTA DE NATAL/RN


PALAVRAS-CHAVES:

Omnichannel, customer journeys, User Generated Content, varejo supermercadista.


PÁGINAS: 82
RESUMO:

O processo de decisão de compra do consumidor passa por uma multiplicidade de canais, o cliente migra de um canal para o outro sem barreiras e espera da mesma forma que as empresas possibilitem uma contínua e ininterrupta jornada de compra. Portanto, não é mais suficiente apenas se fazer presente em vários canais simultaneamente é preciso pensar em uma experiência uniforme com ações integradas, desenvolvendo uma estratégia denominada de Omnichannel (Staflund e Kersmark, 2015). Gasparin, 2020, destaca que as pesquisas acadêmicas que versam sobre esta estratégia focam na implantação e na visão organizacional dos seus efeitos, entretanto ignoram dois pontos importantes: A forma como os consumidores percebem a estratégia e o uso crescente das mídias sociais na jornada de compra. Sendo assim, a presente pesquisa analisou a repercussão do desenvolvimento de uma estratégia omnichannel de uma rede supermercadista de Natal/RN. A pesquisa compreende um estudo de caso exploratório e descritivo, adotando um tratamento e análise de dados qualitativo e quantitativo. Foram coletados dados secundários no instagram da empresa, utilizou-se do user generated content oriundos desta plataforma para análise categorial e análise do sentimento. Os resultados encontrados apontam para direção de que o serviço omnichannel tem uma boa repercussão entre os clientes. A análise dos comentários teve alta representação de sentimento positivo e mostrou que, na visão dos clientes presentes no Instagram a estratégia utilizada acertou nas categorias de complementaridade e jornada de compra, mas ainda deixou a desejar no quesito integração de canais. Os dados encontrados contribuem com o avanço das pesquisas acadêmicas nesta temática, reforçando os estudos focados no olhar do consumidor sobre esse processo de transformação. Além disto os resultados se mostram úteis do ponto de vista mercadológico pois pode auxiliar a tomada de decisão quanto ao direcionar dos investimentos organizacionais em estratégias omnichannel a partir do entendimento do olhar do cliente e do seu comportamento de consumo.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - GABRIEL RODRIGO GOMES PESSANHA - UNIFAL-MG
Presidente - 1372521 - MARIA VALERIA PEREIRA DE ARAUJO
Externa à Instituição - RENATA FRANCISCO BALDANZA
Notícia cadastrada em: 17/03/2021 08:21
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