Banca de DEFESA: MARCONI NEVES MACEDO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCONI NEVES MACEDO
DATA : 19/02/2021
HORA: 14:00
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA (https://meet.google.com/tke-kwfa-dgt)
TÍTULO:

A AÇÃO PÚBLICA DOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS E NACIONAIS NAS REFORMULAÇÕES DO SINAES: revelando coalizões


PALAVRAS-CHAVES:

Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Pentágono das Políticas Públicas (PPP). Advocacy Coalition Framework (ACF). / 


PÁGINAS: 299
RESUMO:

O objetivo da Tese é compreender como a ação pública dos atores nacionais envolvidos com a educação superior, influenciados por organismos internacionais e articulados em coalizões políticas a partir de suas crenças e representações e por meio do uso do conhecimento técnico como recurso político, contribuiu para uma significativa reforma institucional do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) em 2017. Utilizou-se um modelo analítico concebido a partir da conjugação de elementos dos modelos do Pentágono das Políticas Públicas (PPP) e do Advocacy Coalition Framework (ACF) da abordagem sociológica de análise das políticas públicas. A análise dos dados foi feita a partir de documentação oficial dos principais atores identificados no subsistema de política pública de avaliação da educação superior de graduação brasileira, privilegiando os quadros de análise cognitiva e normativa. O quadro cognitivo para identificar as crenças dos atores a partir de suas representações e revelar coalizões, e o quadro normativo para evidenciar o processo de interação entre esses atores de modo a conformar as regras institucionais aos seus interesses, como resultado da sua ação pública. Após o exame dos dados, o modelo analítico utilizado evidenciou como a política pública de avaliação da educação superior de graduação está inserida em um ambiente neocorporativista no qual as instâncias estatais funcionam como arena de mediação dos interesses divergentes de múltiplos atores e permitiu compreender como atuaram as coalizões políticas defensoras da educação como um direito e educação como mercadoria no processo de reformulação do SINAES. Desse modo, esta Tese conclui pela internalização de diretrizes sobre a avaliação de educação superior oriundas de organismos internacionais na reforma do SINAES e que as mudanças foram decorrentes da ação pública da coalizão de atores essencialmente privados, defensores da educação como mercadoria, que souberam se articular politicamente, usar o conhecimento técnico como recurso de poder e influenciar a agenda de decisões do Ministério da Educação de modo a prevalecer seus interesses.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 2346663 - ALDA MARIA DUARTE ARAÚJO CASTRO
Externo à Instituição - FERNANDO DE SOUZA COELHO - USP
Interna - 345845 - JOMARIA MATA DE LIMA ALLOUFA
Externo à Instituição - JOÃO FERREIRA DE OLIVEIRA
Presidente - 349728 - MARIA ARLETE DUARTE DE ARAÚJO
Notícia cadastrada em: 27/01/2021 08:58
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