“NOTÍCIAS E MERCADO FINANCEIRO: ENSAIOS SOBRE O EFEITO DE PUBLICAÇÕES DE NOTÍCIAS PARA O MERCADO ACIONÁRIO BRASILEIRO,”.
Mercado de Capitais; Notícias financeiras; Complexidade textual; Sentimento Textual.
O trabalho objetiva estudar como as notícias interferem no processo de aquisição de informação e formação de preço no mercado financeiro, a partir de um contexto em que agentes precificam informações de forma constante e contínua nosso estudo questiona como a complexidade das notícias, produzidas por canais de comunicação dedicados, afeta o consenso sobre o preço. O presente conjunto de estudos é baseado em duas abordagens: a Teoria de Aquisição de Informação em Sistemas Dinâmicos e a Hipótese do Sapo na Panela quando agrega duas ideias a informatividade dos preços com o ingresso de informação dinâmica pela interação entre os investidores. Foi utilizado como base o conceito de complexidade que é mensurada pela legibilidade bem como o sentimento dos textos jornalísticos para explicar o processo de precificação de informações pelos investidores. Primeiramente observamos a relação entre as notícias e o volume transacionado em conjunto com a informatividade dos preço do ativo no momento de ingresso de informação; depois investigaremos a relação entre decisões dos gerentes sobre investimentos com a complexidade e o sentimento das notícias no sentido de identificar ruído de comunicação entre gerentes e os investidores; no final pretendemos analisar como o livro de ordens de compra e venda está relacionado com a ocorrência de notícias sobre empresas no mercado financeiro. Para tanto foram utilizados métodos de web scraping para coleta de dado e de text mining para processar e analisar o texto jornalístico, as notícias foram coletadas de três fontes: Valor Econômico, Exame e InfoMoney.