Banca de QUALIFICAÇÃO: REGINALDO BARBOZA NUNES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : REGINALDO BARBOZA NUNES
DATA : 13/06/2018
HORA: 11:00
LOCAL: Secretaria de Gestão de Projetos - Reitoria.
TÍTULO:

Implantação de um sistema de acompanhamento e controle como ferramenta de apoio para o gerenciamento de projetos e processos arquitetônicos em uma universidade pública.


PALAVRAS-CHAVES:

Gestão por processos (BPM); Gestão de projetos (PMBOK); Integração/Sinergia


PÁGINAS: 68
RESUMO:

A união de processos e projetos cobrem, de maneira significativa, uma boa parte da gestão de uma entidade. As atividades diárias são associadas para a área de processo. Já o desenvolvimento de novos produtos ou serviços e a criação de novos processos são relacionados a área de projetos. Entre os diversos ferramentais de gestão destacam-se o uso da gestão por processos (BPM) e a utilização do guia das melhores práticas de gestão de projetos (PMBOK). Tendo em vista a importância das universidades no desenvolvimento social e econômico do país, é relevante que essas instituições busquem a melhoria de seus processos operacionais, paralelamente, fazendo uso do PMBOK visando a inovação e transformação bem como o uso do BPM com vistas a incrementar o seu desempenho organizacional. Entretanto, o relacionamento entre processo e projeto ocorre de certa forma espontânea existindo uma linha tênue na divisão e integração (sinergia) entre gestão por processos e gestão de projetos. Por isso, esta pesquisa tem como objetivo analisar como ocorre a sinergia entre a gestão por processos à luz de ferramentais de BPM e a gestão de projetos sob a ótica do guia de melhores práticas – PMBOK através da utilização de um aplicativo/software no âmbito da diretoria de projetos de uma instituição de ensino superior (IES). Para alcançar este objetivo, a pesquisa adota a abordagem qualitativa, utiliza como procedimento de pesquisa a pesquisa-ação e o estudo de caso, fazendo uso de entrevista semi-estruturada como meio de coleta de dados e a análise de conteúdo para análise dos dados. Como resultados, espera-se desenvolver melhor conhecimento científico quanto à sinergia entre a gestão por processos (BPM) e gestão de projetos (PMBOK).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2668551 - ANDRE MORAIS GURGEL
Interno - 1696802 - JOSUÉ VITOR DE MEDEIROS JÚNIOR
Externo ao Programa - 2575537 - MARCOS FERNANDO MACHADO DE MEDEIROS
Notícia cadastrada em: 08/06/2018 12:09
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao