Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO PAULO COSTA DE MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOÃO PAULO COSTA DE MEDEIROS
DATA : 19/04/2018
HORA: 10:00
LOCAL: NEPSA II, sala F7, 2º andar.
TÍTULO:

Gestão Visual e Contínua do Risco Financeiro de um Projeto: Integrando Simulação de Monte Carlo, Opções Reais e o Modelo Life Cycle Canvas.


PALAVRAS-CHAVES:

Gestão Visual, LCC, Risco, SMC, TOR.


PÁGINAS: 49
RESUMO:

O desenvolvimento de um projeto envolve muitas variáveis, logo, não é nenhuma surpresa falar em incerteza dadas as infinitas possibilidades que o mundo real apresenta. Isso deve ser pensado ao longo da vida útil de qualquer projeto como uma forma de controle do risco, e não apenas como uma etapa introdutória de planejamento, uma crítica contundente do PRINCE ao PMBOK, que são as principais ferramentas utilizadas no gerenciamento de projetos. Nesse sentido, as técnicas tradicionais para avaliação de risco financeiro e viabilidade de um projeto não englobam todas as possibilidades possíveis e assumem que ele será levado adiante passivamente, sem considerar alterações naturais que podem acontecer ao longo do seu ciclo de vida. Se um projeto vai bem, há a possibilidade de expandi-lo, se vai mal, há a chance de reduzi-lo ou abandona-lo. Quanto mais incerto é o futuro de um projeto, mais valiosa se torna sua flexibilidade gerencial, ou seja, sua capacidade de reagir a essas alterações. Para isso será desenvolvido um modelo que integre a Simulação de Monte Carlo, a Teoria de Opções Reais e o Modelo Life Cycle Canvas para avaliação contínua do risco financeiro de um projeto. O primeiro método oferece a gama completa das distribuições de probabilidade das variáveis financeiras envolvidas no projeto, enquanto a Teoria de Opções Reais se utiliza de árvores de decisão para traçar caminhos (cenários) possíveis para cada etapa do projeto, expressando o valor financeiro de cada caminho ao longo do tempo, mostrando os diferentes rumos e decisões que podem ser tomadas ao longo da vigência do projeto, tudo isso integrado a um modelo de Gestão Visual, que facilita e dá celeridade à tomada de decisão.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149367 - MANOEL VERAS DE SOUSA NETO
Interno - 349782 - AFRANIO GALDINO DE ARAUJO
Interno - 2668551 - ANDRE MORAIS GURGEL
Notícia cadastrada em: 13/04/2018 08:12
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao