Banca de QUALIFICAÇÃO: CÂNDIDA BARRETO GALDINO

DISCENTE : CÂNDIDA BARRETO GALDINO
DATA : 15/12/2017
LOCAL: NEPSA II

IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO

Implementação de estratégias. Desafios. Internacionalização do ensino superior. Estudo de caso.

A partir da década de 90, percebe-se uma aceleração do processo de globalização, principalmente no nível científico e tecnológico. Alguns dos principais fatores de mudança foram o desenvolvimento dos sistemas de comunicação, maior mobilidade mundial, ênfase na liberalização do mercado e foco na sociedade do conhecimento. Desenvolver a capacidade de atuar em um cenário contingencial, complexo e abrangente como este parece ser a principal razão para as instituições de ensino superior realizarem ações de internacionalização. Entretanto, se de um lado há diversas razões e benefícios que levam à internacionalização, do outro há riscos e desafios na sua gestão que devem ser superados. Dessa forma, é necessário que as instituições estejam preparadas para administrar o processo de forma a alcançar seus benefícios e administrar seus riscos. Por isso, esta pesquisa tem como objetivo analisar os desafios da implementação das ações estratégicas de internacionalização na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A escolha desta instituição se deu pelo fato de seu processo de internacionalização ainda não ter sido investigado cientificamente, apesar do mesmo ter evoluído ao longo dos anos. Para alcançar este objetivo, a pesquisa segue a abordagem qualitativa, adota a entrevista semi-estruturada como meio de coleta de dados, utiliza o estudo de caso como estratégia de pesquisa e a análise de conteúdo para análise dos dados. Como resultados, espera-se conhecer o processo de internacionalização da UFRN e identificar os principais desafios da implementação de suas estratégias internacionais sob a perspectiva de gestores, alunos e professores. Espera-se que os resultados gerem insigts para a gestão da universidade e que possam fornecer um benchmarking para outras instituições que também estão envolvidas em atividades internacionais.

Presidente - 349782 - AFRANIO GALDINO DE ARAUJO
Externo ao Programa - 1372521 - MARIA VALERIA PEREIRA DE ARAUJO