Banca de QUALIFICAÇÃO: TERESA JÚLIA DE ARAÚJO MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TERESA JÚLIA DE ARAÚJO MELO
DATA : 07/12/2017
HORA: 10:00
LOCAL: NEPSA II
TÍTULO:

A UTILIDADE SOCIAL EM ECONOMIA SOLIDÁRIA: IDENTIFICANDO ELEMENTOS EM EMPREENDIMENTOS SOCIAIS – OS CASOS DAS MULHERES DO ARTESANATO DE NATAL/RN.


PALAVRAS-CHAVES:

UTILIDADE SOCIAL. EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS. MULHERES. ARTESANATO.


PÁGINAS: 48
RESUMO:

Esta dissertação tem como objeto o segmento dos empreendimentos econômicos solidários da produção de artesanato de Natal/RN, integrantes do projeto Pesquisa-Ação em Administração, Mercado e Relações de Gênero na Economia Solidária: aplicação, avaliação e aperfeiçoamento de metodologia de incubação de Empreendimentos Econômicos Solidários (Natal, 2016/2017) ”, mediante fomento da então Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério de Trabalho e Emprego (SENAES/MTE). Os grupos selecionados são predominantemente compostos por indivíduos do sexo feminino, com perfil socioeconômico uniforme e dotado de fragilidades. Como pressuposto, assume-se que empreendimentos constituídos e mantidos mediante tais condições têm qualidades que transcendem o viés economicista. Frente a esse pressuposto, é objetivo deste trabalho identificar dimensões da utilidade social (França  Filho, 2004; Gadrey, 2005; Laville, 2014; Jany-Catrice et al., 2014) em empreendimentos solidários do segmento do artesanato apresentados na literatura e confrontá-los com as práticas e realidade destas organizações seguido dos objetivos intermediários, que permeiam levantar as dimensões da utilidade social existentes na literatura, de forma que possibilite confrontá-los com as práticas e discursos das associadas para então, demonstrar conforme resultados obtidos que estes empreendimentos, especialmente os do segmento objeto desta pesquisa, podem ser úteis tanto para a sociedade, quanto para a vida pessoal das associadas, quando analisados com base nas dimensões da utilidade social. Os dados serão coletados por meio de grupos focais (Barbour, 2009) com roteiros semiestruturados, somados de observação direta (Flick, 2009) aos 17 grupos pesquisados e analisados e interpretados com base na técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Como resultado espera-se comprovar que a sobrevivência de uma parcela dos empreendimentos da economia solidária, a urbana e relacionada com artesanato, não se dá apenas pelo viés econômico e monetário. Acontece pelas relações sociais, culturais e políticas da utilidade social e pela capacidade de os empreendimentos desenvolverem dinâmicas associativas, estabelecerem laços cooperativos com base na confiança, na solidariedade e sensação de pertencimento.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1169358 - WASHINGTON JOSE DE SOUSA
Externo ao Programa - 1149626 - MAURO LEMUEL DE OLIVEIRA ALEXANDRE
Externo ao Programa - 2569281 - PAMELA DE MEDEIROS BRANDÃO
Externo ao Programa - 1149547 - ROBERTO MARINHO ALVES DA SILVA
Notícia cadastrada em: 06/12/2017 14:22
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao