Banca de QUALIFICAÇÃO: SUZANA MELISSA DE MOURA MAFRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SUZANA MELISSA DE MOURA MAFRA DA SILVA
DATA : 13/11/2017
HORA: 10:00
LOCAL: NEPSA
TÍTULO:

PROJETO DE TRABALHO SOCIAL NO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA: DA CONCEPÇÃO EM GABINETES À ELABORAÇÃO DE PROPOSTA PARTICIPATIVA – O CASO DO RESIDENCIAL SÃO GONÇALO DO AMARANTE (SÃO GONÇALO DO AMARANTE/RN, 2017)


PALAVRAS-CHAVES:

Participação Social. Gestão Social. Trabalho Social. Minha Casa, Minha Vida. PMCMV.


PÁGINAS: 44
RESUMO:

O objetivo da pesquisa que se delineia consiste em avaliar projeto de trabalho social realizado em empreendimento do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) e, com base nos resultados, elaborar proposta alternativa mediante a participação de beneficiários da Faixa 1 do Programa. O PMCMV denota uma inflexão na trajetória de políticas habitacionais no Brasil desde a última metade do século XX. Todavia, a predominância de agentes do setor empresarial da construção civil no Programa tem reforçado padrões de periferização e má localização dos conjuntos habitacionais, o que influencia diretamente a sustentabilidade do Programa. Em atenção à sustentabilidade, há no programa a previsão de trabalho social como elemento de fomento à participação e inserção social das famílias beneficiárias. Na realidade do Rio Grande do Norte estudos (OLIVES, 2017; CARDOSO, 2015) apontam que dentre os poucos municípios que realizam o trabalho social, em alguns casos, os instrumentos que o orientam têm sido elaborados de forma unilateral pelas prefeituras e sem participação das famílias. Para o desenvolvimento da pesquisa será estudado o Residencial São Gonçalo do Amarante, empreendimento da faixa 1 do PMCMV localizado no município de São Gonçalo do Amarante/RN. A pesquisa proposta neste projeto tem natureza qualitativa e consistirá numa pesquisa participante na qual a coleta de dados ocorrerá por meio de entrevistas semiestruturadas com síndicos e subsíndicos dos quatro condomínios do Residencial já entregues; análise documental do projeto de trabalho social realizado; e grupos focais com famílias do Condomínio VI para elaboração da proposta alternativa de trabalho social. Os dados coletados serão analisados com o apoio do software AtlasTI® e interpretados com base na técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Como resultado espera-se a identificação de elementos que apontem para uma melhora na perspectiva de sustentabilidade do empreendimento ocasionada pela participação das famílias beneficiárias na elaboração da proposta alternativa, o que efetivará e fomentará a gestão social no empreendimento. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1149626 - MAURO LEMUEL DE OLIVEIRA ALEXANDRE
Externo ao Programa - 2569281 - PAMELA DE MEDEIROS BRANDÃO
Presidente - 1169358 - WASHINGTON JOSE DE SOUSA
Notícia cadastrada em: 03/11/2017 10:24
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao