Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRICK REINECKE DE ALVERGA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PATRICK REINECKE DE ALVERGA
DATA : 26/10/2017
HORA: 16:00
LOCAL: SETOR V - SALA B-1
TÍTULO:

Controvérsias em processos de implementação de um Sistema de Informação sob a perspectiva da Teoria Ator-Rede: um estudo exploratório em uma instituição do poder judiciário.


PALAVRAS-CHAVES:

Implementação de Sistemas de Informação, Controvérsias, Translação, Teoria Ator-Rede;



PÁGINAS: 78
RESUMO:

É amplamente conhecido que os sistemas de informação (SI) trazem mais eficiência nas operações diárias das organizações, permitem o desenvolvimento de novas oportunidades de negócios e auxiliam o processo de tomada de decisão empresarial. A questão da implementação de SI vem recebendo a atenção de pesquisadores, profissionais e empresários há cerca de quatro décadas, e os temas geralmente enfocam as melhorias dos procedimentos técnicos, ferramentas tecnológicas ou estudos de cunho organizacional. Devido ao alto grau de complexidade envolvido no processo de implementação de um SI, nem sempre os resultados são bem sucedidos, considerando sua comparação com os objetivos previamente planejados. Pesquisas mostram que a existência de controvérsias entre atores/actantes - que compõem a rede organizacional em torno do processo de implementação de um SI - afeta o atingimento dos objetivos inicialmente propostos para esse sistema. Embora haja estudos abordando essa temática, a literatura não traz uma compreensão mais profunda sobre as controvérsias que surgem entre os actantes nos momentos da Translação (Problematização, Atração de Interesses, Envolvimento e Mobilização), que são construtos propostos pela Teoria Ator-Rede (TAR). Para endereçar esta lacuna, esta tese empreende um estudo qualitativo exploratório tem como objetivo compreender o processo de translação na implementação de um SI. A investigação será desenvolvida em uma instituição do poder judiciário, tendo como objeto o processo de implementação de um sistema automatizado de controle de ponto funcional. Como técnica de coleta de dados, serão realizadas entrevistas semiestruturadas com participantes da implantação desse sistema e obtidos os documentos referentes. Como contribuição, o estudo mapeará as controvérsias entre os actantes durante os momentos da translação, ajudando a organização a entender o processo de implementação de um sistema sob a perspectiva da TAR e mais proativamente possam atuar para aumentar as chances de sucesso do sistema implementado.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149369 - ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS
Externo ao Programa - 2575537 - MARCOS FERNANDO MACHADO DE MEDEIROS
Externo à Instituição - AARAO LYRA - UnP
Notícia cadastrada em: 23/10/2017 09:04
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao