Banca de DEFESA: FABRICIA ABRANTES FIGUEIREDO DA ROCHA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FABRICIA ABRANTES FIGUEIREDO DA ROCHA
DATA : 27/07/2017
LOCAL: NEPSA II

MODELO DE SIMULAÇÃO PARA AVALIAR O EFEITO CHICOTE EM CADEIAS DE SUPRIMENTOS

Efeito Chicote. Ações de Marketing. Racionamento do fornecimento. Dinâmica de Sistemas.

O Efeito Chicote (EC) é um fenômeno presente nas cadeias de suprimentos caracterizado pela variabilidade da demanda, ocasionando uma amplificação a montante das quantidades movimentadas, implicando na formação de estoques em excesso e, consequentemente, na elevação dos custos logísticos. Há consenso nos estudos anteriores quanto à definição e às causas que origina o EC. No entanto, os modelos propostos para a quantificação e o desenvolvimento de soluções para a mitigação do EC ainda constituem um amplo campo de pesquisa, face as lacunas identificadas na literatura, a exemplo de análises que contemplem composto de Marketing, capacidade de transporte, sazonalidade e custos. Desse modo, esse trabalho tem como objetivo desenvolver um modelo de apoio à gestão de cadeias de suprimentos para avaliar o impacto que ações de Marketing, desenvolvidas em períodos delimitados de tempo para estimular a comercialização dos produtos, exercem no EC. O racionamento no fornecimento, o lead time e o estoque mínimo, que são agentes causadores da variabilidade da demanda, além da diferenciação dos itens segundo a classificação ABC, foram considerados na estruturação do modelo. O estudo, então, pode ser enquadrado como exploratório e descritivo. Quanto a abordagem, a pesquisa assume um caráter qualitativo e quantitativo, de natureza aplicada, mediante o levantamento de dados junto a uma empresa atuante no varejo da construção civil, para auxiliar na identificação de valores de referência para validar o modelo proposto. Para viabilizar o estudo, diante da complexidade decorrente do relacionamento entre as variáveis envolvidas, foi utilizada como ferramenta a simulação, a partir da Dinâmica de Sistemas (DS), pois trata-se de um ambiente controlado, possibilitando a replicação com facilidade dos experimentos, viabilizando a construção de cenários e favorecendo análises, cujos resultados auxiliam o processo de tomada de decisão. As simulações executadas, respaldadas nas referências bibliográficas, permitiram atestar que o resgate do saldo de fornecimento na composição do pedido de compra reduz significativamente o EC; a presença de mais canais de distribuição elevam o EC; o estabelecimento de pontos mínimo e máximo para o estoque, em conformidade com a classificação ABC, permite reduzir o EC, dada a representatividade dos itens; a avaliação dos níveis de estoque e dos saldos de fornecimento atuam como elementos reguladores, podendo acarretar na redução do EC; e a prática de calendários de promoção e de racionamento do fornecimento incidem no aumento do EC.

Interno - 349782 - AFRANIO GALDINO DE ARAUJO
Externo ao Programa - 2993322 - EVERTON SANTI
Presidente - 1753722 - LUCIANO FERREIRA
Externo à Instituição - MARLI DE FATIMA FERRAZ DA SILVA TACCONI - IFRN