Banca de QUALIFICAÇÃO: JOELSON MEDEIROS DE AQUINO

DATA: 25/11/2015
LOCAL: NEPSA

AVALIANDO O CONSELHO ESCOLAR: o encontro necessário com os pais

Conselho Escolar; Democracia Participativa; Gestão Escolar; Avaliação de Política Pública; Mudança Cultural.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

A pesquisa tem foco em avaliar as funções desempenhadas pelos membros dos Conselhos Escolares (CE) conforme as atribuições definidas pela política pública atinente. Trata de analisar a eficácia do CE à luz da Teoria da Democracia Participativa e é adotado o método de avaliação pela perspectiva legal, segundo Subirats (1994), e combinada com a perspectiva clínica, conceituada por Mény e Thoenig (1992). São cotejados dos resultados alcançados frente aos objetivos estabelecidos pela política pública e identificadas eventuais discrepâncias nos seus efeitos, assim como são pesquisadas as condições existentes durante a execução da política pública. Tem característica descritiva com limite no ensino médio da rede estadual no município de Natal (RN). A coleta de dados inclui entrevistas semiestruturadas e análises documentais.

Interno - 350499 - DINAH DOS SANTOS TINOCO
Interno - 1754953 - HIRONOBU SANO