UM FRAMEWORK CONCEITUAL PARA APOIAR A AVALIAÇÃO CONTÍNUA DA APRENDIZAGEM INSTRUMENTADA EM JOGOS DIGITAIS
avaliação contínua, avaliação formativa, avaliação diagnóstica, jogos digitais
A avaliação contínua da aprendizagem é um processo cíclico e contínuo, que
verifica se as ações pedagógicas desempenhadas produziram resultados efetivos nos
aprendizes e comprovam, a partir de sua aferição, a realização dos objetivos específicos
do plano de ensino elaborado. Entretanto, a importância desse tipo de avaliação não
facilita a sua execução e é relegada por muitos professores sob o argumento de serem
complexas e impossíveis de serem realizadas em turmas grandes e heterogêneas, já que
geram dados da aquisição de conhecimento individual de cada aprendiz. Por outro lado,
a instrumentação da avaliação contínua é também um entrave à sua prática. Os
questionários impressos são maçantes e, de fato, têm uma logística difícil para o
professor. Embora mais dinâmicas e possíveis, as avaliações contínuas em ambiente
computacional continuam sendo cansativas, porque apenas transportam o questionário
impresso para um computador ou dispositivo móvel. Nesse sentido, para contribuir com
as possíveis soluções para esses obstáculos, esta pesquisa apresenta uma proposta que
une a instrumentação da avaliação contínua em ambiente computacional com os
elementos lúdicos presentes nos jogos digitais com a finalidade de tornar a tarefa de
avaliar continuamente mais factível para o professor e mais estimulante para o aprendiz.