A INTEGRAÇÃO DO TUTORIAL INTERATIVO TRYLOGIC VIA IMS LEARNING TOOLS INTEROPERABILITY: CONSTRUINDO UMA INFRAESTRUTURA PARA O ENSINO DE LÓGICA ATRAVÉS DE ESTRATÉGIAS DE DEMONSTRAÇÃO E REFUTAÇÃO
Tutorial Interativo. Ensino de Lógica. Lógica.
A disciplina de Lógica representa um desafio tanto para docentes como para discentes, o que em muitos casos resulta em reprovações e desistências. Dentre as dificuldades enfrentadas pelos alunos está a sobrecarga da capacidade cognitiva para compreender os conceitos lógicos de forma relevante. Neste sentido, as ferramentas computacionais de aprendizagem são recursos que auxiliam a redução de cenários de sobrecarga cognitiva, como também permitem a experiência prática de conceitos teóricos. O presente trabalho propõe uma tutorial interativo chamado TryLogic, visando ao ensino da tarefa de Demonstração ou Refutação de conjecturas lógicas. Trata-se de uma ferramenta desenvolvida a partir da arquitetura do TryOcaml através do suporte de comunicação da interface web ProofWeb para acessar o assistente de demonstração de teoremas Coq. Os objetivos do TryLogic são: (1) Apresentar um conjunto de lições para aplicar estratégias heurísticas de análise de problemas em Lógica Proposicional; (2) Organizar em passo-a-passo a exposição dos conteúdos de Dedução Natural e Semântica Proposicional de forma sequencial; e (3) Fornecer aos alunos tarefas interativas. O presente trabalho propõe também apresentar a nossa implementação de um sistema formal de refutação; descrever a integração de nossa infraestrutura com o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle através da especificação IMS Learning Tools Interoperability; apresentar o Gerador de Conjecturas de tarefas de Demonstração e Refutação e, por fim, avaliar a experiência da aprendizagem de alunos de Lógica através da aplicação da tarefa de DxR em associação à utilização do TryLogic.