Banca de DEFESA: LIDIANE OLIVEIRA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LIDIANE OLIVEIRA DOS SANTOS
DATA: 23/05/2012
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Reuniões do DIMAp
TÍTULO:

ReqSys-MDD: Uma Ferramenta para Mapeamento entre Modelos de Features e Requisitos em Linhas de Produtos de Software


PALAVRAS-CHAVES:

Linhas de Produtos de Software, Modelo de Features, Requisitos Orientados a Aspectos, Mapeamento através de modelos, Desenvolvimento Orientado a Modelos.


PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software
RESUMO:

A abordagem de Linha de Produto de Software (LPS) tem se mostrado bastante promissora, uma vez que permite a produção de sistemas customizados em larga escala, através de famílias de produtos. Para a modelagem destas famílias o Modelo de Features tem sido muito utilizado, no entanto, trata-se de um modelo que apresenta baixo nível de detalhamento, podendo não ser suficiente para orientar a equipe de desenvolvimento da LPS. Dessa forma, é recomendável agregar o Modelo de Features a outros modelos que representem o sistema sob outras perspectivas. O Modelo de Metas PL-AOVgraph pode assumir esta função complementar ao Modelo de Features, uma vez que possui uma linguagem voltada para o contexto das LPS’s, que permite a modelagem de requisitos de forma detalhada e a identificação de características transversais, que podem surgir em decorrência da variabilidade. Com o objetivo de inserir PL-AOVgraph no processo de desenvolvimento das LPS’s, este trabalho apresenta: (i) um mapeamento bi-direcional entre PL-AOVgraph e Modelo de Features, (ii) uma ferramenta,  ReqSys-MDD, que automatiza esse mapeamento. Esta ferramenta utiliza a abordagem de Desenvolvimento Orientado a Modelos (Model-Driven Development – MDD), permitindo a construção de sistemas a partir de modelos de alto nível, através de transformações sucessivas. Isto possibilita a integração de ReqSys-MDD com outras ferramentas MDD que utilizem seus modelos de saída como entrada para outras transformações. Assim, é possível manter a consistência entre os modelos envolvidos, evitando a perda de informações nas transições entre as etapas de desenvolvimento. De forma a avaliar as regras de mapeamento e a ferramenta ReqSys-MDD, esse trabalho usa um estudo de caso, o Smart Home (Sánchez et al, 2007), e apresenta os resultados de uma sequência de transformações envolvendo a especificação PL-AOVgraph e o Modelo de Features desse estudo de caso. Para avaliação do ReqSys-MDD foi aplicado um experimento controlado, onde alunos de graduação e pós-graduação utilizaram a ferramenta. Os resultados desses experimentos são relatados e discutidos nessa dissertação.

 
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1213777 - THAIS VASCONCELOS BATISTA
Interno - 1754430 - LYRENE FERNANDES DA SILVA
Externo à Instituição - SÉRGIO CASTELO BRANCO SOARES - UFPE
Notícia cadastrada em: 18/04/2012 11:44
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao