Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRICK CESAR ALVES TERREMATTE - (Retificação)

DISCENTE: PATRICK CESAR ALVES TERREMATTE

DATA: 21/02/2011

LOCAL: sala de reuniões do DIMAp

*Logicamente*: um Ambiente Virtual de Aprendizagem para Lógica baseado em roteiros de aprendizagem

Objetos de Aprendizagem. Ensino de Lógica. Lógica.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra

ÁREA: Ciência da Computação

A Lógica é um campo de estudos relacionado a diversos cursos de graduação, e através de sua aplicação em vários domínios é possível aprimorar a análise de informações e processos de raciocínio.  Na maioria destes cursos, a Lógica representa um desafio pedagógico tanto para professores como para alunos, e é notável o número de reprovações e desistências na disciplina.  Uma das razões desse problema está na distância entre os aspectos repetitivos dos exercícios de aprendizagem e o aspecto criativo da própria atividade de pesquisar ou aplicar Lógica, seja profissionalmente na acadêmia, ou na indústria.  Dada a necessidade de fornecer uma base sólida na disciplina, e desenvolver criativamente o próprio processo de aprendizagem, nós propomos o Logicamente,  um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para o ensino e a aprendizagem de Lógica.  Nosso AVA é formado por um conjunto de Objetos de Aprendizagem combinados com seus respectivos roteiros de aprendizagem.  O Logicamente ilustra algoritmos e conceitos fundamentais de Lógica, assim como possibilita aos alunos conduzirem atividades práticas envolvendo o aprendizado e compreensão da Lógica em áreas como a Teoria da Demonstração e a Semântica da Lógica.A Lógica é um campo de estudos relacionado a diversos cursos de graduação, e através de sua aplicação em vários domínios é possível aprimorar a análise de informações e processos de raciocínio.  Na maioria destes cursos, a Lógica representa um desafio pedagógico tanto para professores como para alunos, e é notável o número de reprovações e desistências na disciplina.  Uma das razões desse problema está na distância entre os aspectos repetitivos dos exercícios de aprendizagem e o aspecto criativo da própria atividade de pesquisar ou aplicar Lógica, seja profissionalmente na acadêmia, ou na indústria.  Dada a necessidade de fornecer uma base sólida na disciplina, e desenvolver criativamente o próprio processo de aprendizagem, nós propomos o Logicamente,  um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para o ensino e a aprendizagem de Lógica.  Nosso AVA é formado por um conjunto de Objetos de Aprendizagem combinados com seus respectivos roteiros de aprendizagem.  O Logicamente ilustra algoritmos e conceitos fundamentais de Lógica, assim como possibilita aos alunos conduzirem atividades práticas envolvendo o aprendizado e compreensão da Lógica em áreas como a Teoria da Demonstração e a Semântica da Lógica.

Presidente - 1517271 - JOAO MARCOS DE ALMEIDA
Interno - 1149392 - JAIR CAVALCANTI LEITE