Banca de QUALIFICAÇÃO: JAIRO RODRIGO SOARES CARNEIRO

DISCENTE : JAIRO RODRIGO SOARES CARNEIRO
DATA : 29/06/2023
LOCAL: Google meet

Um Assistente Virtual de Ensino de Programação para Suporte ao Aprendizado de Domínio

Aprendizado de Domínio, Assistente Virtual,  Ensino de Programação

[Contexto] Os altos índices de retenção e desistências comumente presentes em cursos de TI ainda são barreiras a serem superadas, especialmente quando relacionadas a certas disciplinas e/ou conteúdos programáticos dos currículos dos cursos de TI, a exemplo da programação de computadores. Desse modo, olhares têm sido direcionados aos cursos de graduação nas áreas de tecnologia, não apenas no aspecto de expansão das vagas ofertadas, mas sobretudo, na busca por soluções que possibilite aos educadores e educandos lidar com os desafios à essa questão. [Problemática] Ocorre que ensinar e aprender programação em turmas do ensino superior é desafiador. Da perspectiva do trabalho docente, questões relacionadas aos desafios diários em lidar com o tempo das aulas, currículos rígidos, manter os alunos engajados, atuar em turmas heterogêneas e com um grande número de alunos, entre outras coisas, inviabiliza na maior parte dos casos um acompanhamento mais individualizado do aluno. E ainda, a alta carga de trabalho pode prejudicar não apenas o acompanhamento dos discentes, que esperam contar com retornos imediatos para as suas dúvidas, mas também na escolha e implementação de modelos pedagógicos contrários ao modelo de ensino tradicional, capazes de nortear as ações docentes de ensino dentro e fora da sala de aula. [Proposta] Nesse sentido, como forma de apoiar as disciplinas de programação introdutória, tanto do ponto de vista docente quanto discente é que este estudo descreve um assistente virtual de programação que integra um conjunto de funcionalidades (e possibilidades adicionais para gerenciamento de turmas e/ou atividades educacionais) que pode favorecer a adoção do paradigma pedagógico de Aprendizado de Domínio em disciplinas de programação introdutória. [Objetivo] Assim, este assistente propõe auxiliar o trabalho docente na promoção de feedback contínuos, este estudo tem como objetivo principal investigar como um Assistente Virtual de Programação, projetados com funcionalidades tais que viabilizem o emprego do modelo pedagógico de Aprendizado de Domínio, podendo beneficiar professores e alunos em disciplinas de programação introdutória. [Metodologia] Como ponto de partida para alcançar este objetivo, foi realizado um mapeamento sistemático da literatura, que reuniu trabalhos acerca do emprego do Aprendizado de Domínio em cursos da Computação e Engenharias. Em seguida, dois estudos foram planejados com cerca de 250 alunos ingressantes de um curso superior em Tecnologia da Informação. O primeiro foi um estudo exploratório realizado para investigar melhor o problema e construir a proposta do assistente virtual. O segundo estudo está em andamento e tem o objetivo de validar a proposta definida.

Presidente - 1671962 - EDUARDO HENRIQUE DA SILVA ARANHA
Interna - 2195240 - MARCIA JACYNTHA NUNES RODRIGUES LUCENA