Banca de QUALIFICAÇÃO: GLAUBER MENDES DA SILVA BARROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GLAUBER MENDES DA SILVA BARROS
DATA : 26/07/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Meet: meet.google.com/wjy-vkmh-don
TÍTULO:

Energy-Driven Raft: Um algoritmo de consenso orientado à energia.


PALAVRAS-CHAVES:

Raft, Energy-Driven Computing, Energy Harvesting, Tolerância a falhas, Consenso.


PÁGINAS: 60
RESUMO:

Nos últimos anos, os algoritmos de consenso tem se tornado uma parte fundamental para os sistemas distribuídos tolerantes a falhas. Por muitos anos, o algoritmo de consenso amplamente disseminado e que serviu como base entre as diversas aplicações foi o Paxos. Diversos outros algoritmos e variações de consenso baseadas no Paxos tem surgido nos últimos anos, um deles é o algoritmo de consenso Raft. O Raft surgiu com a iniciativa de tornar o entendimento do mecanismo de consenso Paxos mais simples e intuitivo, tanto na área educacional, como nas implementações práticas. Desta forma, ele se tornou um dos algoritmos mais utilizados nas implementações reais. Uma tendência que os sistemas computacionais têm acompanhado nos últimos anos é a troca do uso de baterias como fonte de alimentação energética por uma abordagem que visa coletar energia do ambiente para a operação computacional do dispositivo (Energy Harvester). Este tendência se dá principalmente por questões relacionadas ao meio ambiente, que sofre com a grande quantidade de baterias vindas destes tipos de dispositivos e que serão descartadas ao longo dos próximos anos. Porém, esta abordagem de computação através da coleta de energia do ambiente possui alguns desafios que devem ser superados, sendo o principal deles lidar com a dinamicidade do processo de coleta de energia do ambiente em comparação com um sistema alimentado por uma fonte de energia ilimitada por um determinado período, que é a bateria. Para lidar com essa dinamicidade da coleta de energia do ambiente, uma medida adotada é a computação orientada a energia (energy-driven computing), estes são sistemas que são arquiteturalmente projetados em volta da instabilidade da coleta de energia de ambientes, então estes sistemas buscam adequar a sua operação de acordo com a quantidade de energia que está sendo coletada naquele determinado momento, visando o diminuição do consumo energético em um período de escassez na coleta.

Com isto, esta pesquisa de mestrado tem como objetivo propor alterações no algoritmo de consenso Raft para adequar a sua utilização em sistemas que coletam energia do ambiente, baseando-se nos conceitos de computação orientada a energia (Energy-Driven Computing). Para isto, é necessário trazer um determinado nível de conhecimento da situação energética para os nós (nodes) que estão operando o Raft em um cluster, e através desse conhecimento da situação atual, cada um consiga adequar as suas operações, visando diminuir o consumo de energia, mas sem comprometer a operação do cluster como um todo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1802737 - GIBEON SOARES DE AQUINO JUNIOR
Interno - 1678918 - NELIO ALESSANDRO AZEVEDO CACHO
Interna - 1213777 - THAIS VASCONCELOS BATISTA
Notícia cadastrada em: 16/06/2023 14:00
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao