Banca de QUALIFICAÇÃO: SUENE CAMPOS DUARTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SUENE CAMPOS DUARTE
DATA : 15/10/2021
HORA: 10:00
LOCAL: Virtual
TÍTULO:

Reversal Fuzzy Switch Graph


PALAVRAS-CHAVES:

Sistemas Fuzzy, Fuzzy Switch Graphs, Reversal Fuzzy Switch Graphs, Sistemas reativos, Funções de Agregação.


PÁGINAS: 96
RESUMO:
Um Fuzzy Switch Graph (FSG) é um grafo fuzzy reativo, introduzido por Santiago et al. [1], que modela sistemas nos quais as relações de acessibilidade e valores fuzzy são modificados sempre que uma aresta é atravessada. Esta ação ocorre a partir do uso de funções de agregação e relações entre arestas, chamadas de setas de alta ordem ou switches. Este trabalho propõe uma generalização dos FSGs chamado Reversal Fuzzy Switch Graph (RFSG). RFSGs modelam sistemas fuzzy reativos os quais proporcionam a ativação e desativação de recursos, uma funcionalidade que os FSGs não oferecem. 

Ativação e desativação de arestas em um grafo switch amplia a sua aplicabilidade em áreas como Ciência da Computação e Engenharias. Neste sentido, algumas operações baseadas em agregação (união, interseção, produto cartesiano e extensão) para RFSGs são propostas. Tais operações possibilitam entender a estrutura algébrica dos RFSGs e permitem gerar novos modelos de sistemas a partir de modelos anteriores. 

Este trabalho também apresenta o relacionamento entre RFSGs e grafos fuzzy, uma lógica para verificar propriedades dos sistemas modelados e encerra com aplicações. O autor pretende investigar a invariância lógica das operações baseadas em agregação apresentadas, definir homomorfismos entre RFSGs e a categoria resultante e estabelecer a noção de RFSGs com valoração intervalar fuzzy.
 
[1] Santiago, R.H., Martins,A.M., Figueiredo, D.: Introducing fuzzy reactive graphs: a simple application on Biology. Soft Computing (2020).   

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1345816 - REGIVAN HUGO NUNES SANTIAGO
Interno - 2212166 - BENJAMIN RENE CALLEJAS BEDREGAL
Externo à Instituição - JORGE PETRUCIO VIANA - UFF
Notícia cadastrada em: 07/10/2021 10:49
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao