Banca de DEFESA: LUIS TERTULINO DA CUNHA NETO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUIS TERTULINO DA CUNHA NETO
DATA : 08/02/2021
HORA: 08:30
LOCAL: Google Meet - meet.google.com/fnr-djye-nyb
TÍTULO:

Algoritmo Transgenético para os Problemas da Geometria e da Intensidade em IMRT


PALAVRAS-CHAVES:

Radioterapia, IMRT, Problema da Geometria, Problema da Intensidade, Algoritmos Evolucionários, Algoritmo Transgenético, Épsilon-restrito, Funções de dose-volume.


PÁGINAS: 68
RESUMO:

Radioterapia de Intensidade Modulada (IMRT) é uma forma de tratamento de doenças cancerígenas em que o paciente é irradiado com feixes de radiação, com o objetivo de eliminar as células tumorais ao mesmo tempo em que órgãos e tecidos sadios são preservados o máximo possível. Cada feixe é dividido em sub-feixes. Um plano de tratamento é composto de: (a) um conjunto de direções para os feixes (ângulos); (b) quantidade de radiação emitida pelos sub-feixes de cada feixe; e (c), uma sequência de entrega da radiação. A elaboração de um plano pode ser modelada por problemas de otimização, em geral NP-difíceis, onde as etapas (a), (b) e (c) são denominadas de problemas da Geometria, Intensidade (ou Mapa de Fluências) e Realização, respectivamente. Este trabalho aborda as duas primeiras. É proposto um  Algoritmo Transgenético para lidar com esses dois problemas em conjunto. O algorimto proposto usará uma adaptação do método épsilon-restrito para calcular o mapa de fluências de um conjunto de feixes. São propostas funções aproximadoras lineares e quadráticas para um tipo particular de função (não-convexa) presente na otimização em radioterapia: a função de dose-volume. São realizados dois grupos de experimentos para averiguar a eficácia do algoritmo: um com a dose no tumor como restrição, e outro com ela como função objetivo. São utilizados casos reais de câncer de fígado nos experimentos. Os resultados para o primeiro grupo mostram a eficácia na otimização das funções objetivo e doses aquém das desejadas para o tumor. Os resultados para o segundo grupo mostram que a dose no tumor enquanto função objetivo do problema é de fato a opção mais apropriada.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2859606 - SILVIA MARIA DINIZ MONTEIRO MAIA
Interna - 1201268 - ELIZABETH FERREIRA GOUVEA GOLDBARG
Interno - 1149561 - MARCO CESAR GOLDBARG
Externa à Instituição - THATIANA CUNHA NAVARRO DE SOUZA - UFERSA
Notícia cadastrada em: 03/02/2021 09:06
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao