Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIS TERTULINO DA CUNHA NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUIS TERTULINO DA CUNHA NETO
DATA : 19/06/2020
HORA: 14:30
LOCAL: Videoconferencia
TÍTULO:

Algoritmos Evolucionários para os Problemas da Geometria e da Intensidade em IMRT


PALAVRAS-CHAVES:

Radioterapia, IMRT, Problema da Geometria, Problema da Intensidade, Algoritmos Evolucionários, Algoritmo Transgenético, Épsilon-restrito, Funções de dose-volume.


PÁGINAS: 68
RESUMO:

Radioterapia de Intensidade Modulada (IMRT) é uma forma de tratamento de doenças cancerígenas em que o paciente é irradiado com feixes de radiação, com o objetivo de eliminar as células tumorais ao mesmo tempo em que órgãos e tecidos sadios são preservados o máximo possível. Além disso, cada feixe é dividido em sub-feixes, que emitem uma dose particular de radiação. Um plano de tratamento é composto de: (a) um conjunto de direções feixes (ângulos); (b) quantidade de radiação emitida pelos sub-feixes de cada feixe; e (c), uma sequência de entrega da radiação. A elaboração de um plano pode ser modelada por problemas de otimização, em geral NP-difíceis, onde as etapas (a), (b) e (c) são denominadas de problemas da Geometria, Intensidade (ou Mapa de Fluências) e Realização, respectivamente. Este trabalho aborda os dois primeiros. É proposto um algoritmo evolucionário para a solução conjunta desses dois problemas; a saber: Algoritmo Transgenético. Por sua vez, este usará uma adaptação do método $\epsilon$-restrito presente na literatura para calcular o mapa de fluências de um conjunto de feixes. Além disso, são propostas funções aproximadoras lineares e quadráticas para um tipo particular de função (não-convexa) presente na otimização em radioterapia: a função de dose-volume. São realizados experimentos computacionais para averiguar a eficácia do algoritmo e das funções propostas em otimizar as funções objetivo de cada instância do problema. São utilizados casos reais de câncer de fígado nos experimentos. Os resultados obtidos mostram a eficácia na otimização das funções objetivo, embora as doses no tumor estejam longe do satisfatório. Novas reformulações e experimentos são necessários para corrigir tal problema.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1201268 - ELIZABETH FERREIRA GOUVEA GOLDBARG
Interno - 1149561 - MARCO CESAR GOLDBARG
Externa à Instituição - THATIANA CUNHA NAVARRO DE SOUZA - UFERSA
Notícia cadastrada em: 18/06/2020 10:28
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao