Uma Abordagem Gamificada para Auxiliar no Ensino de Teste de Software
Ensino, Teste de Software, Gameficação.
Teste de Software é uma importante subárea da Engenharia de Software, cuja responsabi-
lidade é garantir a qualidade do produto de software por meio de suas técnicas e práticas.
As atividades de teste se fazem presente em todo o processo de construção do software,
desde a especicação do software, transitando pelo desenvolvimento, até a sua implemen-
tação. Mesmo tendo um vital envolvimento no processo de desenvolvimento do software,
o Teste de Software tem suas técnicas subutilizadas por empresas, onde tal negligencia-
mento impacta diretamente na qualidade do produto. Alguns dos motivos apontados pela
literatura para este fato é que as atividades de teste são tidas como custosas, difíceis e até
mesmo tediosas. Este problema é evidenciado tanto na indústria quanto na academia, no
qual existe uma certa correlação, onde alguns problemas são originados na academia e se
estendem até a indústria. Como alternativa para lidar com problemáticas desta natureza
existe a gamicação, que trata-se do uso de elementos de jogos em contextos que não
sejam um jogo, objetivando aumentar o engajamento e motivação das pessoas envolvi-
das naquele contexto. Estudos recentes tem mostrado a crescente adoção de estratégias
gamicadas no ensino de Teste de Software para tratar problemas relacionados à desmo-
tivação de alunos. Dado este contexto, o presente trabalho tem como objetivo utilizar
da gamicação, unida à conceitos de Teste de Software, no atendimento da desmotivação
de estudantes inerente à realização de atividades especícas de teste de software. Para
alcançar esse objetivo, foram realizados uma pesquisa exploratória em busca de metodo-
logias de gamicação e o um mapeamento sistemático da literatura que reuniu trabalho
acerca do uso da gamicação e jogos em Teste de Software. A metodologia de gamicação
escolhida foi a Level Up, que descreve um processo iterativo e sistemático para concepção
de abordagens gamicadas voltadas para a educação. Esta metodologia provê um con-
junto de etapas que compreende a ideação, experimentação e evolução da abordagem.
A avaliação da abordagem gamicada proposta foi realizada na etapa de experimenta-
ção, onde dois grupos de alunos participaram de duas atividades, uma não gamicada
e outra gamicada, e foram submetidos a um questionário que buscou coletar aspectos
relacionados à satisfação dos alunos e aceitação da abordagem gamicada. As informações
oriundas das respostas do questionário e das obervações realizadas durante a aplicação da
atividade serão utilizadas para ajustar a abordagem proposta na etapa de evolução, que
ainda não foi executada. Os resultados da avaliação mostraram que a abordagem gami-
cada teve impacto sobre os estudantes, onde foi possível identicar aspectos relacionados
à interação dos alunos e algumas inconsistências da abordagem proposta que precisarão
ser readaptadas ou removidas.