Um por todos e todos por um: um estudo exploratório sobre os aspectos que facilitam a colaboração em game jams
game jams, desenvolvimento de jogos, colaboração, mediação.
Game jams são eventos onde pessoas formam equipes com o intuito de desenvolver protótipos funcionais de jogos de forma colaborativa e sob restrição temática e de tempo. Embora tais eventos tenham crescido em popularidade, ainda existem poucas evidências na literatura sobre como ocorre a colaboração nesse tipo de evento, e principalmente, quais são os fatores que facilitam essa colaboração. Sendo assim, este estudo visa entender quais são os aspectos facilitadores da colaboração no processo de desenvolvimento de jogos em jams. Foram realizados dois estudos durante a Global Game Jam 2018 e 2019. Os resultados do estudo descrevem as principais estratégias durante o evento a fim de facilitar a colaboração para produção dos protótipos, principalmente naquelas que permitem pessoas inexperientes desenvolver algo em 48 horas. Além disso, mentores e jammers experientes foram encontrados como os principais coordenadores nesse processo, atuando como mediadores na colaboração dentro e fora das equipes. Este trabalho ainda contribui por compreender e caracterizar o funcionamento do trabalho colaborativo em jams, e a partir de evidências coletadas e validadas com especialistas, sugere um catálogo de práticas que suportam a mediação da colaboração e interação entre equipes nesse tipo de evento. Tais técnicas poderão ser usadas em contextos similares, a fim de, facilitar a colaboração entre equipes.