Banca de DEFESA: CLEVERTON HENTZ ANTUNES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLEVERTON HENTZ ANTUNES
DATA : 15/12/2017
LOCAL: Auditorio II - DIMAp

Família de Critérios de Cobertura Baseados em Padrões para o Teste de Metaprogramas

Teste de Software, Critérios de Cobertura de Teste, Casamento de Padrões, Metaprogramas, Linguagens Formais

Apesar da existência de várias técnicas para a geração automática de dados de teste baseados em gramáticas,poucos trabalhos foram propostos no sentido de melhorar os dados de teste gerados aplicando restrições semânticas. Nesse sentido, pretendemos, neste trabalho, contribuir nesta direção para o caso particular do teste de metaprogramas, um programa que tem como dado de entrada um outro programa. Atualmente, a alternativa natural para o teste deste tipo de programa é a técnica de testes baseados em gramática. Essa técnica de teste pode ser aplicada de maneira relativamente simples, porém com um custo de geração e execução do conjunto de testes elevado e uma efetividade baixa. Por outro lado, diversas pesquisas e ferramentas de grupos interessados no desenvolvimento de metaprogramas fazem uso intenso do recurso de casamento de padrões durante a sua implementação e especificação. Neste caso, os padrões oferecem uma fonte de informação interessante para a criação de testes que são sintaticamente válidos e também satisfazem restrições semânticas. Dada a limitação dos testes baseados em gramáticas e considerando a informação embutida nos padrões existentes nos metaprogramas temos a oportunidade de contribuir para a melhoria do processo de teste para esses programas. Logo, o objetivo deste trabalho é avaliar o uso da informação de padrões para o teste de metaprogramas e com isso contribuir no seu processo de teste. No intuito de sistematizar o processo de teste de software é proposto um processo de design de teste e também uma família de critérios de cobertura baseados em padrões para o teste eficiente e sistematizado dos metaprogramas. São propostos quatro critérios de cobertura baseados em padrões, baseados nos critérios de particionamento do espaço de entrada. Também é apresentada uma relação hierárquica entre os critérios propostos. Com isso, diferentes níveis de rigor podem ser requeridos no processo através da escolha do critério adequado. A validação dessas contribuições é feita através de um estudo de caso e uma validação empírica. O estudo de caso apresenta uma instanciação de referência para o processo de design de testes de um verificador de tipos implementado como metaprograma baseado em padrões. O verificador de tipos é testado usando um conjunto de testes gerados pelos critérios de cobertura baseados em padrões e a qualidade desse conjunto é avaliada utilizando a técnica de mutação e através da comparação dos resultados obtidos com testes gerados por critérios baseados em gramática. Os estudos experimentais indicam a efetividade da aplicação dos critérios baseados em padrões e o ganho em custo-benefício em relação aos critérios baseados em gramática no contexto do teste de metaprogramas.

Presidente - 1258224 - ANAMARIA MARTINS MOREIRA
Interno - 1221251 - MARTIN ALEJANDRO MUSICANTE
Interno - 1495704 - UMBERTO SOUZA DA COSTA
Externo à Instituição - PAULO HENRIQUE MONTEIRO BORBA - UFPE