Banca de DEFESA: HUGO HENRIQUE DE OLIVEIRA MESQUITA

DISCENTE : HUGO HENRIQUE DE OLIVEIRA MESQUITA
DATA : 28/07/2017
LOCAL: Sala A321 do IMD

UMA ABORDAGEM PARA O DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DIGITAIS EDUCATIVOS NO ENSINO BÁSICO

Jogos Digitais Educativos, Desenvolvimento de Jogos, Ensino Fundamental

Os jogos educativos digitais são apontados como uma boa ferramenta quando utilizados em sala de aula, pois insere os alunos em um ambiente lúdico de aprendizagem, de maneira que, proporciona o desenvolvimento de diversas habilidades. No entanto, nem sempre é possível para o professor conseguir jogos que se adequam ao perfil educacional que deseja, tornando muitas vezes inviável a sua utilização no contexto escolar. Com base neste contexto, este trabalho apresenta o design e implementação de uma plataforma que visa proporcionar aos professores e alunos a possibilidade de criar jogos de uma maneira simples e intuitiva, e que permita aos professores adequar o conteúdo dos jogos aos seus objetivos pedagógicos. Os resultados desta pesquisa contribuem para as inovações futuras, nos campos teórico e prático, na definição de uma abordagem baseada em componentes e desenvolvimento de uma plataforma ambos promovendo o desenvolvimento de jogos digitais educativos com diferentes objetivos pedagógicos. Diante dos resultados apresentados, considera-se que a plataforma proposta em conjunto com a sua abordagem motivadora, apresentou resultados potencialmente eficazes.

Presidente - 1671962 - EDUARDO HENRIQUE DA SILVA ARANHA
Interno - 1644456 - UIRA KULESZA
Externo à Instituição - ALBERTO SIGNORETTI - UERN
Externo à Instituição - THIAGO REIS DA SILVA - IFMA