Investigando o Uso de Aulas On-line de Programação de Jogos Digitais no Ensino Básico
ensino de programação, jogos digitais, ensino on-line.
A introdução de atividades ou mesmo matérias relacionadas ao ensino de programação nas escolas tem sido discutida cada vez mais, com entusiasmo nas associações e comissões que tratam do ensino de Computação. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Computação recomenda que noções de programação sejam ensinadas a partir do Ensino Básico, argumentando que as habilidades associadas, quando construídas desde cedo, contribuem para o desenvolvimento de raciocínio lógico e resolução de problemas, o que ajuda a aumentar o número de profissionais da área além de trabalhar o despertar vocacional dos jovens. Os jogos digitais são elementos que vêm sendo muito utilizados na inserção do ensino de programação nas escolas por oferecerem momentos lúdicos e interativos no processo de aprendizagem, são atrativos ao aluno e aumentam a disposição deste para aprender. Nesse contexto, este trabalho de doutorado propõe: (i) criar uma metodologia de ensino de programação de jogos digitais on-line que possa ser utilizada em larga escala; (ii) ensinar programação de jogos nas escolas através de videoaulas; e (iii) a condução de estudos empíricos que busquem identificar os benefícios e limitações da metodologia proposta.