Banca de QUALIFICAÇÃO: DEMOSTENES SANTOS DE SENA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DEMOSTENES SANTOS DE SENA
DATA: 17/02/2016
HORA: 09:30
LOCAL: CIVT/IMD - Auditório B321
TÍTULO:

Uma Abordagem De Definição e Verificação de Regras de Design no Tratamento de Exceções


PALAVRAS-CHAVES:

tratamento excepcional, análise do fluxo excepcional, anti-patterns, ferramentas de análise estática.


PÁGINAS: 59
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software
RESUMO:

Os mecanismos de tratamento de exceções são parte integrante de importantes linguagens de programação (e.g. C++, C#, Java), e consequentemente são bastante utilizados como forma de estruturar a detecção e a recuperação de condições excepcionais das aplicações modernas. Se por um lado, os mecanismos de tratamento de exceção auxiliam o desenvolvedor a estruturar o código de tratamento de exceções, por outro lado, um tratamento de exceções defeituoso (ou inadequado) pode ser uma das principais causas de crash das aplicações: exceções não capturadas (do inglês: uncaught exceptions) tem a capacidade de abortar a execução da aplicação, tornando-se um dos principais obstáculos a robustez de aplicações Java atuais.

Poucos foram os trabalhos propostos até o momento com o objetivo de auxiliar o desenvolvedor a projetar o tratamento de exceções de uma dada aplicação e verificar como este comportamento evolui ao longo das atividades de manutenção. O trabalho proposto tem o objetivo de propor uma suíte de ferramentas que auxilie o desenvolvedor: (i) na identificação de bugs no código excepcional causados pelas tarefas de manutenção; e, (ii) na compreensão do impacto das mudanças na política de tratamento excepcional. Esta suíte é baseada em uma linguagem específica de domínio que permite a especificação e verificação deste tratamento - ela deve permitir a especificação dos elementos comuns (por exemplo, fluxo excepcional e as respectivas ações de tratamento) e específicos (por exemplo, features para linhas de produtos) em diferentes contextos de sistemas Java. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1709820 - ROBERTA DE SOUZA COELHO
Interno - 1961108 - FERNANDO MARQUES FIGUEIRA FILHO
Interno - 1644456 - UIRA KULESZA
Externo à Instituição - RODRIGO BONIFÁCIO DE ALMEIDA - UnB
Notícia cadastrada em: 15/02/2016 10:56
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao