Avaliando habilidades transversais na educação em Engenharia de Software: um estudo sobre as práticas atuais e uma proposta de indicadores de avaliação de alunos em projetos de desenvolvimento colaborativo de software
Desenvolvimento Colaborativo de Software, Trabalho em equipe, Habilidades transversais, Ensino de Ciência da Computação e Engenharia de Software, Desenvolvimento de software, Projetos acadêmicos.
Habilidades transversais e práticas de desenvolvimento em projetos foram identificadas como as principais deficiências dos egressos de cursos de computação. Essa problemática motivou a realização de uma pesquisa qualitativa sobre os desafios encontrados por professores desses cursos na condução, acompanhamento e avaliação de projetos colaborativos de desenvolvimento de software. Dentre os desafios identificados, destacam-se as dificuldades para acompanhar e avaliar a participação dos alunos em projetos acadêmicos. Nesse contexto, uma segunda pesquisa de natureza quantitativa foi realizada com o objetivo mapear habilidades transversais dos alunos a um conjunto de indicadores que podem ser extraídos a partir de repositórios de software usando técnicas de mineração de dados. Tais indicadores visam auxiliar o professor no acompanhamento de habilidades transversais, tais como: a participação no trabalho em equipe, a liderança, resolução de problemas e o ritmo de comunicação durante projetos. Para isto, uma abordagem de avaliação por pares foi aplicada em uma turma de desenvolvimento colaborativo do curso de Engenharia de Software da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Essa pesquisa apresenta um estudo de correlação entre os scores das habilidades transversais dos alunos e os indicadores baseados na mineração de repositórios de software. O objetivo da pesquisa é melhorar a compreensão das dinâmicas de trabalho em projetos colaborativos de estudantes, assim como incentivar o desenvolvimento de habilidades transversais que são exigidas pela indústria de desenvolvimento de software.