Banca de QUALIFICAÇÃO: LEANDRO DE ALMEIDA MELO

DISCENTE: LEANDRO DE ALMEIDA MELO
DATA: 16/09/2015
LOCAL: B206 - IMD/CIVT

Uma suíte de métricas para avaliação de habilidades transversais em equipes de desenvolvimento de software

Desenvolvimento Colaborativo de Software, Trabalho em equipe, Habilidades transversais, Ensino de Ciência da Computação e Engenharia de Software, Desenvolvimento de software, Projetos acadêmicos.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software

Habilidades transversais e práticas de desenvolvimento em projetos foram identificadas como as principais deficiências dos egressos de cursos de computação. Essa problemática motivou a realização de uma pesquisa qualitativa sobre os desafios encontrados por professores desses cursos na condução, acompanhamento e avaliação de projetos colaborativos de desenvolvimento de software. Dentre os desafios identificados, destacam-se as dificuldades para acompanhar e avaliar a participação dos alunos em projetos acadêmicos. Assim, esta pesquisa propõe uma suíte de métricas para auxiliar o professor no acompanhamento de projetos colaborativos de desenvolvimento de software. Nesse contexto, pretende-se mapear habilidades transversais a um conjunto de métricas que podem ser extraídas a partir de repositórios de software usando técnicas de mineração de dados. Tais métricas visam medir habilidades tais como: a participação no trabalho em equipe, a liderança e o ritmo de comunicação durante projetos, bem como a organização e a divisão das práticas de trabalho. O objetivo principal é aplicar a suíte de métricas proposta em duas disciplinas do curso de ES, com intuito de obter um feedback dos alunos no final desse processo. Além disso, a suíte de métricas objetiva melhorar a compreensão das dinâmicas de trabalho em projetos colaborativos de estudantes, assim como incentivar o desenvolvimento de habilidades transversais que são exigidos pela indústria de desenvolvimento de software.

Presidente - 1961108 - FERNANDO MARQUES FIGUEIRA FILHO
Interno - 2195240 - MARCIA JACYNTHA NUNES RODRIGUES LUCENA
Externo ao Programa - 1363515 - ANDRE MAURICIO CUNHA CAMPOS
Notícia cadastrada em: 11/09/2015 15:55