Banca de DEFESA: JADSON JOSÉ DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JADSON JOSÉ DOS SANTOS
DATA: 13/08/2015
HORA: 10:30
LOCAL: Auditório B321 - CIVT/IMD
TÍTULO:

Avaliação Sistemática de uma Abordagem para Integração de Funcionalidades em Sistemas Web Clonados


PALAVRAS-CHAVES:

Linhas de Produtos de Software, Clones de Sistemas Web, Análise de Conflitos de Merge, Merge de Código Fonte


PÁGINAS: 103
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software
RESUMO:

A engenharia de linhas de produto de software traz vantagens quando comparado ao desenvolvimento tradicional de sistemas no que diz respeito a customização em massa dos seus componentes, reduzindo o custo e aumentando a qualidade de produção de uma família de sistemas. Contudo, em determinados cenários, a manutenção de cópias separadas – clones – de um sistema tem sido explorado por ser uma abordagem mais simples e fácil de gerenciar.

Esta dissertação de mestrado busca avaliar qualitativamente uma abordagem proposta para auxiliar a reconciliação de funcionalidades entre sistemas web clonados. A  abordagem analisada é baseada na mineração de informações sobre evoluções dos sistemas e a organizações dessas informações de forma estruturada, além de uma análise de determinados tipos de conflitos que tem por finalidade indicar possíveis problemas na integração de funcionalidades entre versões clonadas de um mesmo sistema, não indicados por ferramentas tradicionais de controle de versão.

O estudo empírico conduzido nesta dissertação envolveu uma avaliação qualitativa dos conflitos gerados pela abordagem. Os resultados do estudo mostraram a viabilidade de utilização da abordagem para resolução de diferentes tipos de conflitos quando integrando funcionalidades desenvolvidas de forma independente em sistemas web clonados.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1644456 - UIRA KULESZA
Interno - 1671962 - EDUARDO HENRIQUE DA SILVA ARANHA
Externo à Instituição - GLEYDSON DE AZEVEDO FERREIRA LIMA - UFRN
Externo à Instituição - LEOPOLDO MOTTA TEIXEIRA - UFPE
Notícia cadastrada em: 04/08/2015 14:24
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao