Banca de QUALIFICAÇÃO: FELIPE ALVES PEREIRA PINTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FELIPE ALVES PEREIRA PINTO
DATA: 25/02/2014
LOCAL: Sala de reuniões, DIMAp-UFRN

Uma Abordagem Automatizada para Detecção e Análise de Degradações Arquiteturais baseada em Análise de Código e Mineração de Repositórios de Software

arquitetura de software, avaliação de arquiteturas de software, atributos de qualidade, degradação arquitetural, análise de código, mineração de repositórios de software

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software

Métodos tradicionais baseados em cenários para avaliação arquitetural de atributos de qualidade são usualmente aplicados quando a arquitetura de software está em desenvolvimento, mas antes que a implementação do sistema tenha iniciado. Isso torna difícil automatizar esse processo ou mesmo executá-lo repetidamente para diferentes evoluções do sistema, pois a execução manual de tais métodos tem um tempo e custo associado. Além disso ao longo da sua evolução, a documentação da arquitetura de sistemas de software não fica alinhada com a sua implementação. Este trabalho propõe uma abordagem automatizada para a avaliação arquitetural de atributos de qualidade, guiada por cenários de casos de uso, para a evolução de sistemas de software quando sua implementação está disponível. A abordagem integra o uso de técnicas de análise estática e dinâmica de código com mineração de repositórios de software. O principal objetivo é permitir a avaliação contínua de atributos de qualidade de sistemas de software durante sua implementação e evolução. A análise automatizada da abordagem permite: (i) detectar degradações arquiteturais de cenários relevantes considerando atributos de qualidade e os artefatos de código responsáveis por elas; (ii) determinar possíveis pontos de conflito entre atributos de qualidade para cenários relevantes; (iii) rastrear a forma como cenários, atributos de qualidade e artefatos de código se relacionam; e (iv) descobrir através de mineração em repositórios de código que alterações foram responsáveis por introduzir mudanças em artefatos de código que sofreram degradação arquitetural. A abordagem vem sendo implementada através de uma ferramenta que permite a análise de sistemas implementados na linguagem Java. Estudos empíricos preliminares realizados em um sistema web de larga-escala demonstram a viabilidade da abordagem.

Presidente - 1644456 - UIRA KULESZA
Interno - 1802737 - GIBEON SOARES DE AQUINO JUNIOR