Banca de DEFESA: THALES BRUNO COSTA DE AZEVEDO

DISCENTE : THALES BRUNO COSTA DE AZEVEDO
DATA : 12/09/2019
LOCAL: Auditório do PPGEEC

OTIMIZAÇÃO DA DEMANDA CONTRATADA DE ENERGIA ELÉTRICA UTILIZANDO ALGORITMOS GENÉTICOS.

Otimização. Demanda Contratada. Algoritmos Genéticos.

Para os consumidores atendidos em Tensão superior a 2,3 kV, conhecidos como Grupo A, o valor da demanda de potência ativa a ser contratado com a concessionária de distribuição de energia elétrica passa a ser um dos fatores de peso significativo no valor final da fatura mensal. Em momentos em que os recursos são escassos, a escolha vantajosa dessa demanda, bem como da modalidade tarifária mais adequada, precisará ser feita de tal forma que a potência e a energia solicitadas estejam disponíveis sem custos adicionais, e o valor a ser pago seja o mínimo possível. Este trabalho apresenta uma proposta de otimização por meio de algoritmos genéticos, aplicada ao problema da contratação de demanda de potência ativa, encarado pelos clientes do Grupo A, enquadrados na modalidade tarifária horária azul, em que é necessário ser contratado um montante de demanda no posto horário de ponta e outro no posto horário fora de ponta. Os dados utilizados neste trabalho foram os valores das demandas medidas disponibilizadas pelo campus central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Simulações foram feitas, considerando o histórico de suas faturas de energia elétrica, desde a entrada em operação de sua subestação particular de 69/13,8 kV, quando se deu início o faturamento nesta nova modalidade tarifária. Os resultados foram comparados com os custos devido aos valores atuais de demanda contratada, e mostraram que o modelo de otimização com algoritmos genéticos é uma boa ferramenta para se determinar o valor ótimo de demanda a ser contratada.

Externo à Instituição - ALDAYR DANTAS DE ARAUJO JUNIOR - IFRN
Interna - 3524391 - CRISLUCI KARINA SOUZA SANTOS CANDIDO