Banca de DEFESA: ANDRE LUIZ BARROS ALMEIDA

DISCENTE : ANDRE LUIZ BARROS ALMEIDA
DATA : 25/10/2022
LOCAL: Online - link: https://meet.google.com/yzp-begc-cjq

HABILIDADES PEDIÁTRICAS: Proposta de criação da disciplina Habilidades Pediátricas a ser integrada no Programa de Residência Médica em Pediatria - UFRN/HUAB

Habilidades em Pediatria; Pediatria realística; Ensino de Pediatria.

As novas demandas provenientes do atendimento médico-hospitalar pediátrico nos convidam a repensar e incorporar novas metodologias de ensino na formação dos médicos residentes.  O uso da tecnologia surge como uma importante ferramenta para os professores e alunos que irão prestar serviço nos centros de saúde, hospitais e na rede de atenção básica de saúde de todo o país. Com o objetivo de associar a tríade ensino, serviço e comunidade, este trabalho pretende criar a disciplina de HABILIDADES EM PEDIATRIA, no Programa de Residência Médica em Pediatria, no Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB) – Santa Cruz/RN.  Para tanto, realizamos uma revisão sistemática sobre as técnicas em simulações clínicas, seguindo as recomendações e critérios do PRISMA, tanto durante o processo de seleção quanto de análise de trabalhos científicos disponibilizados online. Além disso, elaboramos estações de treinamento para compor o plano da mencionada disciplina. Por fim, verificou-se que o ensino da medicina pode e deve ser estimulado através dos modelos anatômicos, pois proporciona treinamento e, consequentemente, mais segurança na atuação profissional dos futuros pediatras.

Externo à Instituição - CLAUDIO ORESTES BRITTO FILHO - UFCG
Presidente - 1348383 - GEORGE DANTAS DE AZEVEDO
Externa à Instituição - ISABELLA BARROS ALMEIDA SAMPAIO - FaculSE
Notícia cadastrada em: 06/10/2022 15:56