Banca de QUALIFICAÇÃO: SEVERINO ALVES DE MOURA FILHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SEVERINO ALVES DE MOURA FILHO
DATA : 04/06/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Online - link: https://meet.google.com/vod-mvys-mbf
TÍTULO:

PROPOSTA DE CURSO A DISTÂNCIA SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO PARA PRECEPTORES DOS CENÁRIOS DE PRÁTICAS FARMACÊUTICAS


PALAVRAS-CHAVES:

Faculdades de Farmácia; Preceptoria; Tecnologia Educacional.


PÁGINAS: 46
RESUMO:

Por considerar a importância das capacitações e educação continuada para os farmacêuticos preceptores, como estratégias fundamentais na construção de um modelo ensino aprendizagem dinâmico e efetivo, atendendo às Diretrizes Curriculares Nacionais e sua proposta pedagógica, foi idealizada uma capacitação para os preceptores do Curso de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte sobre as metodologias ativas de ensino em saúde, com intuito de sensibilizar e estimular a implementar essas metodologias durante as atividades práticas. Objetiva-se, portanto, propor um curso à distância sobre metodologias ativas de ensino para os preceptores dos cenários de práticas farmacêuticas do Curso de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Trata-se de uma pesquisa metodológica realizada em três etapas: 1) Diagnóstico Situacional; 2) Estudo de revisão de literatura; e 3) Construção do curso de capacitação para os preceptores. A pesquisa contou com envio de 104 formulários eletrônicos através do Google forms, com a aceitação de 43 preceptores para participarem da pesquisa, esses em sua maioria do sexo feminino (72,1%) e com título de especialista (46,6%), idade média de 38,1 anos e com experiência profissional entre 11 a 20 anos (51,2%). Com relação a treinamentos para exercerem a preceptoria, 36 (83,7%) nunca receberam treinamentos e em 100% dos casos a inserção como preceptores ocorreu casualmente, devido ao profissional trabalhar em ambientes que fazem parte de campo de estágios do curso de farmácia. Nas análises das dificuldades e potencialidades dos preceptores, foi apontado como pontos positivos o gosto pelo ensino, motivação pela aprendizagem dos alunos, já entre as dificuldades estão a sobrecarga de trabalho (tempo), espaço físico, momentos para troca de conhecimento e falta de treinamentos. Tais achados corroboraram com a etapa de revisão de literatura, que revelou ser a temática das metodologias de ensino na preceptoria em Farmácia ainda uma lacuna a ser explorada. Sendo assim, elaborou-se uma proposta de curso a distância sobre as metodologias ativas de ensino em saúde com o intuito de apresentar variados métodos disponíveis que os preceptores possam utilizar com os discentes e residentes durante a prática, nos variados cenários, bem como propiciar um ambiente para discussões sobre como utilizar esses métodos no seu campo de estágio, podendo, desta forma, subsidiar tutores e preceptores para que utilizem as metodologias ativas de ensino em saúde nas atividades com os discentes e residentes, contribuindo para a prática pedagógica adequada e um ensino-aprendizagem que promova o desenvolvimento de uma formação crítico-reflexiva dos alunos.  


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ERICA LIRA DA SILVA FREITAS - EBSERH
Externa ao Programa - 1097650 - KISNA YASMIN ANDRADE ALVES
Interna - 2172036 - MARIA JOSE PEREIRA VILAR
Presidente - 1020269 - PETALA TUANI CANDIDO DE OLIVEIRA SALVADOR
Notícia cadastrada em: 21/05/2021 17:52
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