Banca de DEFESA: EDINARA LINA DE OLIVEIRA

DISCENTE : EDINARA LINA DE OLIVEIRA
DATA : 01/10/2020
LOCAL: Online - link: meet.google.com/yet-wswt-esx

O Ensino de Ética e Bioética nos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da UFRN: Um Estudo de Caso

Bioética; Temas Bioéticos; Residência; Saúde; Formação.

Nesta pesquisa analisamos aspectos teóricos e práticos do Ensino de Ética e Bioética (EEB) no contexto dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde (PRMS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para avaliar a proposta teórica analisamos, por análise documental, projetos pedagógicos (PP) dos programas supracitados, comparando com o Core Curriculum da Unesco. Para avaliação dos aspectos práticos realizamos 11 entrevistas semiestruturadas (critério de saturação) com preceptores(as) das residências e as avaliamos por análise de conteúdo (abordagem framework). Observamos que a carga horária e módulos temáticos estão aquém daqueles propostos no currículo referência. O conhecimento dos(as) participantes oscila entre perspectiva teórica principialista e ético profissional. Os(as) preceptores(as) desconhecem que o EEB faça parte do currículo dos PRMS. Apontamos que a qualificação da comunicação entre universidade e serviços, além do reconhecimento das contribuições dos preceptores(as) na formação dos residentes, são medidas importantes para aprimorar o EEB nos currículos dos PRMS.

Externo ao Programa - 1501788 - ALEXSANDRO GALENO ARAUJO DANTAS
Externo à Instituição - CLAUDIO ORESTES BRITTO FILHO - UFCG
Presidente - 3859825 - MICHELLE CRISTINE MEDEIROS JACOB
Notícia cadastrada em: 14/09/2020 12:05