Banca de QUALIFICAÇÃO: EDINARA LINA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDINARA LINA DE OLIVEIRA
DATA : 12/06/2020
HORA: 10:00
LOCAL: Online - link: http://meet.google.com/ith-zwak-zgf
TÍTULO:

O Ensino de Ética e Bioética nos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da UFRN: Um Estudo de Caso


PALAVRAS-CHAVES:

Bioética; Temas Bioéticos; Residência; Saúde; Formação.


PÁGINAS: 48
RESUMO:

O Ensino de Ética e Bioética (EEB) é parte da base curricular dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde (PRMS). Ele busca orientar a formação de recursos humanos com competências para uma prática implicada com conhecimentos, habilidades e atitudes em bioética. Nosso objetivo é analisar como esta formação acontece tanto a partir de pressupostos teórico/práticos descritos nos Projetos Pedagógicos (PP) do PRMS, como em campo, com a articulação dos conteúdos de Bioética no cotidiano da prática hospitalar. Este estudo é exploratório de natureza qualitativa. O nosso corpus consiste nos PP e em entrevistas semiestruturadas realizadas junto aos(às) preceptores(as) de sete PRMS da UFRN. Elegemos este público por considerar que oferecem uma visão estratégica das práticas em campo. Estamos avaliando esses materiais com apoio das análises documental e de conteúdo (abordagem framework), respectivamente. Até o momento já analisamos a totalidade os PP e realizamos 11 entrevistas, já analisadas. Verificamos, neste ponto, a saturação da amostra. A análise dos projetos aponta a previsão da disciplina de Bioética e Bioética com carga horária de 20 horas, abaixo da recomendação proposta pela Unesco em sua proposta de currículo mínimo para o EEB, que é de 30 horas. Quanto aos conteúdos verificamos nas ementas uma lacuna quanto aos temas relacionados à diversidade cultural, proteção do meio ambiente, da biosfera e da biodiversidade. A pesar da ausência de menção à abordagem teórica nos PP, subentendemos uma plano de ensino que foca na ética médica, com bases principalistas, e ênafase no indivíduo. Nas próximas etapas do trabalho analisaremos como esse ensino se configura no campo de prática, a partir da visão dos(as) preceptor(as). Além disso, pretendemos ampliar a nossa discussão a partir de diálogo com a literatura científica vigente.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1501788 - ALEXSANDRO GALENO ARAUJO DANTAS
Externo à Instituição - CLAUDIO ORESTES BRITTO FILHO - UFCG
Presidente - 3859825 - MICHELLE CRISTINE MEDEIROS JACOB
Notícia cadastrada em: 01/06/2020 13:06
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