Banca de DEFESA: ARLINDA MARIA PINHEIRO DOS SANTOS DE GOIS

DISCENTE : ARLINDA MARIA PINHEIRO DOS SANTOS DE GOIS
DATA : 26/09/2019
LOCAL: SALA DE REUNIÕES - ESPAÇO JOÃO MACHADO

DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PEDAGÓGICAS PARA PRECEPTORES DA RESIDÊNCIA DE ENDOSCOPIA DIGESTIVA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ONOFRE LOPES.

Educação Permanente, Endoscopia, Ensino, Educação Médica, Preceptoria.

Introdução: O ensino na saúde é, muitas vezes, realizado de forma intuitiva e seguindo princípios pedagógicos tradicionais. Existe na atualidade, um movimento em inserir técnicas pedagógicas já bem estabelecidas e comprovadas em outras áreas do conhecimento no ensino médico. A carência de desenvolvimento pedagógico de docentes e preceptores dificulta o processo de ensino-aprendizagem resultando em treinamento de residentes com enfoque no conhecimento e não na competência profissional. Ademais, pode causar desconforto em preceptores e docentes que, sem preparo específico, sobre como ensinar e avaliar os aprendizes/residentes, o fazem de forma intuitiva ou ainda, afastam-se da preceptoria prejudicando a qualidade da formação. Os preceptores são “experts” em realizar todos os procedimentos, porém sem formação acadêmica acerca do processo de ensino-aprendizagem. Objetivos: Este estudo, tem por objetivo Identificar o conhecimento prévio e eventuais dificuldades dos preceptores e docentes para o ensino na residência de endoscopia digestiva, visando sistematizar um programa de capacitação voltado ao desenvolvimento de competências pedagógicas do docente e preceptor no programa de endoscopia digestiva do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). Métodos: Trata-se de estudo exploratório, descritivo, envolvendo preceptores e docentes atuantes no programa de residência médica em endoscopia digestiva do Hospital Universitário Onofre Lopes. Inicialmente, aplicou-se questionário para identificar o conhecimento prévio sobre ensino e aprendizagem, como também as principais dificuldades enfrentadas no exercício da preceptoria. Em seguida foram realizados dois encontros de capacitação pedagógica e elaboração de dois manuais, uma para residentes e outro para preceptores da residência em endoscopia digestiva do HUOL. Ao final, foram analisadas as percepções dos residentes e preceptores quanto ao processo de formação na residência de endoscopia.. Resultados: Participaram oito preceptores, com tempo de atuação na preceptoria prevalente inferior a cinco anos (75%), sendo pouco frequente a experiência com ensino (37%). A principal dificuldade relatada foi relacionada a avaliação dos residentes e a carência de capacitações pedagógicas para se discutir o processo de formação na residências. Os manuais elaborados tiveram como conteúdo a apresentação de todo o programa de residência, desde questões gerenciais e administrativas até o sistema de avaliação dos residentes. Para os preceptores foram inserido tópicos específicos sobre estratégias de ensino, aavlaiaçãoe, feedback e aprendizagem de adultos. A percepção de residentes e preceptores foram concordantes em relação ao estímulo do raciocínio clínico, aprendizagem ativa e utilização de feedback como relevantes e presentes no processo de ensino-aprendizagem da residência. Conclusão: Os preceptores da residência em endoscopia são jovens, com pouco tempo de atuação na preceptoria e pequena experiência pedagógica. Os manuais poderão apoiar o desenvolvimento docente, fato reconhecido como relevante e carente no citado programa de residência. As iniciativas de melhoria do processo de ensino-aprendizagem têm resultado em incentivo ao raciocínio clínico e ao aprendizagem ativa, bem como uma avaliação mais elaborada com oportunidade de feedback na percepção dos e residentes e preceptores.

Presidente - 2495713 - ROSIANE VIANA ZUZA DINIZ
Interna - 2172036 - MARIA JOSE PEREIRA VILAR