Banca de DEFESA: BETINA BARBIERO SAAD FORMIGA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BETINA BARBIERO SAAD FORMIGA
DATA : 09/09/2019
HORA: 08:00
LOCAL: Sala RUTE
TÍTULO:

O ENSINO DA GERIATRIA E GERONTOLOGIA NO CURSO DE MEDICINA DA UFRN: REFLEXÕES PARA A ELABORAÇÃO DA MATRIZ CURRICULAR PARA A GRADUAÇÃO.


 

 

PALAVRAS-CHAVES:

Competência clínica; Educação Baseada em Competências; Geriatria; Ensino.


PÁGINAS: 105
RESUMO:

O envelhecimento populacional e aumento da longevidade são fatores marcantes em todo o mundo. Em resposta a este desafio e ao impacto gerado nas questões da saúde, muitas das escolas de medicina de todo o mundo vem desenvolvendo alguma forma de programa de Educação Médica voltada para a Medicina Geriátrica. O objetivo deste estudo foi construir uma proposta de matriz de competências para o ensino da Geriatria e Gerontologia para o curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Trata-se de estudo exploratório, prospectivo desenvolvido em etapas: análise documental das ementas e programas dos componentes curriculares do curso de medicina e levantamento da literatura em busca de matrizes de competências nacionais e internacionais em geriatria; análise da percepção docente sobre o ensino de geriatria e gerontologia na UFRN e elaboração da matriz de competência em geriatria e gerontologia para o curso de Medicina da UFRN. Para validação desta matriz utilizou-se a Estratégia Delphi com 11 especialistas em Geriatria, docentes e tutores das Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Norte. Como resultados foram encontradas ementas e programas pouco detalhados, diversas propostas de matrizes de competência publicadas que foram úteis na elaboração de uma proposta de matriz própria da UFRN. Esta foi enviada para o painel de especialistas para obtenção, de consenso (50% de concordo + concordo totalmente), em cada item, em todos os conteúdos e competências propostos pela matriz. Os especialistas também puderam sugerir metodologias de ensino e avaliação, predominando as mais tradicionais, porém, já com inserção de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, demonstrando a necessidade de capacitação docente para as mesmas. A construção desta matriz pretende tornar o ensino da geriatria mais integrado ao longo de todo o curso, com maior envolvimento interdisciplinar e com desenvolvimento de competências gradativas. Assim, possibilitará a formação de médicos generalistas mais competentes para a atenção a saúde do idoso.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2495713 - ROSIANE VIANA ZUZA DINIZ
Externo ao Programa - 1149385 - FRANCISCO PIGNATARO LIMA
Externo à Instituição - MARIA DO CARMO SITTA - USP
Notícia cadastrada em: 08/08/2019 09:16
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao