Banca de DEFESA: TOMAS PEREIRA JUNIOR

DISCENTE : TOMAS PEREIRA JUNIOR
DATA : 22/02/2019
LOCAL: sala RUTE, no 3º andar do prédio administrativo do HUOL/UFRN

CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL PARA SEGURANÇA DO PACIENTE CRÍTICO EM TERAPIA RENAL SUBSTITUTIVA

Segurança do paciente; Diálise renal; Ensino na saúde.

INTRODUÇÃO: A segurança do paciente é atualmente um dos assuntos de maior importância para os gestores de sistemas de saúde no mundo todo. É definida como o conjunto de iniciativas ou práticas, desenvolvidas com o objetivo de evitar, prevenir e reduzir os desfechos adversos decorrentes da assistência à saúde com redução dos riscos potenciais. A partir de James Reason em seu “Human Error”, foi proposto o modelo do “queijo suíço”, onde um erro ativo é visto como resultado de uma sequência alinhada de erros latentes. Ele defende a necessidade de criar camadas sobrepostas a fim de “blindar” o sistema, evitando suas falhas. Em 1999 se estabelece um marco mundial através da publicação do Institute of Medicine (IOM) denominada: “To Err is Human: Building a Safe Health Care System” que mostrava as altas taxas de mortalidade nos hospitais Norte Americanos (44 a 98.000 mortes/ano) relacionadas a erros na assistência à saúde. Pacientes com graves condições clinicas, multi-morbimortalidade, utilização intensa e fragmentada do sistema de saúde e alto nível de exposição hospitalar, caracterizam-se pelo risco aumentado à eventos adversos, incluindo nesse grupo, os portadores de doença renal em terapia renal substitutiva. A Cultura de segurança do paciente é definida pela AHRQ (Agency for Healthcare Research e Quality) como: “O produto de valores, atitudes, competências e padrões de comportamento, que determinam o compromisso, o estilo e a proficiência da administração de uma organização saudável e segura”. Uma organização com forte apelo na cultura de segurança em suas ações se caracteriza pelas seguintes virtudes: Comunicação eficiente, Trabalho em equipe, Liderança, Imparcialidade nas avaliações de falhas, Atendimento centrado no paciente, Ações de saúde baseadas em evidências e Educação continuada das equipes. Nesse contexto, entendemos o ensino na saúde como pedra angular para o fortalecimento de um sistema pautado nas boas práticas, e indispensável ao aprimoramento das competências profissionais. Utilizamos iniciativas inovadoras denominadas metodologias ativas de ensino, onde o discente ocupa papel central no processo e é desafiado a “aprender a aprender”. OBJETIVO: Capacitar profissionais da saúde na área de segurança do paciente, afim de reduzir a incidência de eventos adversos durante a diálise. METODOLOGIA: Foi realizado estudo tipo pesquisa-ação através de evento de extensão da UFRN direcionados a Médicos, Enfermeiros e Graduandos de ambas as áreas, no formato de workshop, através de dois módulos, com carga horária de 10 horas, utilizando Metodologia convencional e ativa de ensino. RESULTADOS: Foram disponibilizadas 33 vagas, distribuídas entre o público interno e externo à universidade. Apenas 22 alunos iniciaram o curso, sendo 94% de Enfermagem (05 graduados e 16 graduandos) e somente 01 graduando em Medicina. Após o módulo teórico foi elaborada avaliação on-line com questões tipo múltipla escolha, onde a média de acertos foi de 82%. Durante o módulo prático implementou-se O.S.C.E. com duas estações, havendo média de 80,3% de acertos para o grupo. Procedeu-se ainda, pesquisa de satisfação on-line com 80% dos participantes satisfeitos. Os autores consideraram o evento de extensão como bem sucedido em seus objetivos, havendo a necessidade de continuidade, aperfeiçoamento em sua estrutura com melhor ajuste da programação, estímulo às novas metodologias ativas de ensino e estratégias para motivar os profissionais Médicos a aumentar sua participação.

Externa à Instituição - CAROLINA LARA NEVES - UFBA
Presidente - 2171406 - ELAINE LIRA MEDEIROS
Interna - 2644228 - SIMONE DA NOBREGA TOMAZ MOREIRA
Notícia cadastrada em: 12/02/2019 13:03