Banca de QUALIFICAÇÃO: CICERO TIBERIO LANDIM DE ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CICERO TIBERIO LANDIM DE ALMEIDA
DATA : 18/02/2019
HORA: 10:00
LOCAL: Quarto subsolo do HUOL
TÍTULO:

DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIA PARA O USO DA ULTRASSONOGRAFIA COMO GUIA PARA REALIZAÇÃO DE ACESSO VENOSO CENTRAL NA RESIDÊNCIA MÉDICA.


PALAVRAS-CHAVES:

Residência Médica; Educação Médica; Educação baseada em competência, Ensino, Acesso Venoso, Veia Jugular Interna, Ultrassom.


PÁGINAS: 70
RESUMO:

Objetivo: Elaborar um modelo de treinamento com métodos ativos de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento de competência para utilização do aparelho de ultrassom como guia para as punções de veia jugular interna. Método: Trata-se de estudo quase experimental, prospectivo, envolvendo residentes da Cardiologia e Clínica Médica, bem como preceptores da UTI do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). Além da análise descritiva dos dados, foi realizada análise inferncial utilizando a medida do coeficiente alfa de Cronbach25 que avalia a confiabilidade – consistência das respostas entre os participantes do grupo para cada item dos questionários Avaliação da Atividade e DOPS, considerando confiável-consistente o coeficiente alfa maior ou igual a 0,7. Para comparação entre os grupos (residentes de clínica médica, residentes de cardiologia e médicos intensivistas) foi realizada análise estatística através do teste de Kruskal-Wallis. O teste não paramétrico de Mann-Whitney, foi utilizado para análise das respostas entre o sexo masculino e feminino, sendo considerados significantes os valores de p ≤ 0,05 ou 5%. As respostas abertas referentes as motivações e desmotivações foram analisadas pelo software livre wordle® (http:wordle.net) para elaboração da nuvem de palavras. Resultados: O teste Alfa de Cronbach mostrou que ambos os instrumentos apresentaram coeficiente superior a 0,7, o que demonstra a consistência das respostas dos participantes, sendo os valores 0,828 e 0,766, respectivamente. Houve predomínio de desempenho no estrato “satisfatório” nos três domínios avaliados pelos facilitadores. A autoavaliação mostrou predomínio desta avaliação no estrato satisfatório, exceto par o domínio “Habilidade técnica”, onde houve prevalência do estrato “insatisfatório”. Os participantes afirmaram que o curso contribuiu para o aperfeiçoamento das habilidades teórico-práticas e, principalmente, ajudou a desmistificar e familiarizar com a técnica guiada por ultrassom. Não obstante, seis participantes citaram a necessidade de mais práticas e treinamentos para aprimorar a técnica. Um participante citou ainda a importância de mais cursos como o realizado para o treinamento de competências médicas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2495713 - ROSIANE VIANA ZUZA DINIZ
Interna - 2172036 - MARIA JOSE PEREIRA VILAR
Interno - 2171948 - PAULO JOSE DE MEDEIROS
Notícia cadastrada em: 08/02/2019 10:00
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao