Banca de QUALIFICAÇÃO: KLEBER NOBRE DA CUNHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KLEBER NOBRE DA CUNHA
DATA : 27/12/2018
HORA: 08:00
LOCAL: A combinar
TÍTULO:

PROPOSTA DE MODIFICAÇÃO CURRICULAR PARA O ENSINO DA ATENÇÃO AO PACIENTE VÍTIMA DE QUEIMADURAS NA GRADUAÇÃO EM MEDICINA


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Médica; Queimaduras; Metodologias Ativas.


PÁGINAS: 40
RESUMO:

As queimaduras constituem um dos mais frequentes agravos à saúde nos serviços de urgência e emergência, e o atendimento inicial correto é decisivo na redução da morbidade e da mortalidade dos pacientes queimados. Desde 2013, a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) ministra anualmente o Curso Nacional de Normatização do Atendimento ao Queimado (CNNAQ), organizado sob a forma de módulos, que capacita médicos e demais profissionais de saúde a realizar o atendimento inicial ao paciente vítima de queimaduras. No entanto, a inserção do tópico queimaduras durante a graduação em Medicina permanece deficiente, limitada a uma aula teórica sobre o tema durante o sétimo período (Disciplina de Medicina de Urgência) e atividades práticas durante os plantões do Internato em Urgência e Emergência (12º. Período). A proposta do autor é desenvolver uma atividade voltada para o ensino do atendimento inicial ao queimado, nos moldes do CNNAQ, empregando 100% de metodologias ativas, que seja ofertada como um terceiro momento de inserção do tema durante a graduação em Medicina. A atividade, desenhada no formato de um mini-curso de um dia de duração, foi dividida em quatro módulos, enfocando: 1) a avaliação inicial e o manejo das vias aéreas, 2) o cálculo da superfície corporal queimada e da hidratação, 3) o planejamento terapêutico e os cuidados com a ferida e 4) os critérios para referência ao centro de tratamento de queimados. Foram empregadas somente metodologias ativas de ensino-aprendizado, como resolução em grupo de situações-problema, role playing e elaboração de mapas conceituais. Trinta e sete alunos do Internato em Clínica Cirúrgica (10º. Período) participaram dos módulos e responderam a um questionário avaliativo pré e pós-atividade, onde foi observado o impacto causado na percepção dos discentes em relação ao tema queimaduras. É apresentada a estruturação do curso em todos os seus módulos padronizados, o que permite a sua reprodução e aplicação em diferentes cenários. O autor conclui que a proposta de modificação curricular é factível, de custo e complexidade baixos, e bem avaliada pelos alunos, de modo que propõe sua adoção como atividade permanente durante a programação curricular do Internato em Clínica Cirúrgica. Adicionalmente, levanta a possibilidade de levar a atividade a outras instituições de ensino de graduação, na forma de mini-curso nos moldes do que já é feito no CNNAQ para profissionais graduados. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2171948 - PAULO JOSE DE MEDEIROS
Interno - 1149381 - ANA CRISTINA PINHEIRO FERNANDES DE ARAUJO
Interno - 2495698 - JOSE DINIZ JUNIOR
Notícia cadastrada em: 18/12/2018 11:39
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