Banca de DEFESA: CARLOS EDUARDO ROCHA CORREIA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CARLOS EDUARDO ROCHA CORREIA
DATA : 13/12/2018
HORA: 10:00
LOCAL: sala RUTE, no HUOL
TÍTULO:

DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA DIGITAL PARA AUXÍLIO NA EDUCAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE SOBRE A DETERMINAÇÃO DE MORTE ENCEFÁLICA.


PALAVRAS-CHAVES:

EDUCAÇÃO MÉDICA; ENSINO; MORTE ENCEFÁLICA; SOFTWARE; APLICATIVOS MÓVEIS.


PÁGINAS: 30
RESUMO:

Com o avanço tecnológico da Medicina, pacientes passaram a ser mantidos através de ventilação mecânica e drogas vasoativas apesar da lesão completa e irreversível do encéfalo. O diagnóstico preciso da Morte Encefálica (ME) reduz custos, abrevia o sofrimento da família, aumenta a disponibilidade de leitos em terapia intensiva e a oferta de órgãos para transplante. Diretrizes foram criadas para uniformizar os parâmetros diagnósticos, mas o conhecimento dos estudante de medicina e profissionais médicos tem se mostrado insuficiente. Com objetivo de fornecer uma ferramenta de ensino pra auxiliar na capacitação de profissionais da saúde, foi desenvolvido um aplicativo para computadores e dispositivos móveis com as orientações necessárias para determinação de ME, utilizando imagens, vídeos e conteúdo interativo. Foram utilizados softwares para criação e animação de modelos 3D (Makehuman e Blender) e uma plataforma de criação de jogos digitais (Unity). Versões para os principais sistemas operacionais (iOS, Android, MacOS, Windows e Linux) serão disponibilizadas em repositórios na internet e lojas de aplicativos móveis.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1369275 - CLECIO DE OLIVEIRA GODEIRO JUNIOR
Interno - 2171948 - PAULO JOSE DE MEDEIROS
Externo à Instituição - PEDRO BRAGA NETO - UFC
Interno - 2495713 - ROSIANE VIANA ZUZA DINIZ
Notícia cadastrada em: 03/12/2018 15:25
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2023 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao